BARES E RESTAURANTES

Queixas sobre poluição sonora serão debatidas novamente na CMBH

Audiência ouvirá moradores dos bairros Lourdes, Salgado Filho e Pampulha

quarta-feira, 16 Maio, 2012 - 00:00
Mesas de bar ocupam calçada

Mesas de bar ocupam calçada

Por solicitação do vereador Leonardo Mattos (PV), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará audiência pública nesta quinta-feira (17/5) com a finalidade de discutir as denúncias e reclamações de moradores dos bairros de Lourdes, Salgado Filho e Pampulha com relação à poluição sonora causada pelos bares e casas noturnas das respectivas regiões. O debate será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

“Nós queremos viver com estes estabelecimentos pacificamente”, explicou Leonardo Mattos na última audiência pública que discutiu o assunto, realizada pela Comissão no dia 1º de março deste ano, em que moradores queixaram-se dos ruídos produzidos em bares e casas noturnas da Pampulha e dos bairros de Lourdes, na região Centro-sul, e Salgado Filho, na região Oeste. Também solicitada por Mattos, a reunião teve a finalidade de buscar a convivência harmônica e a colaboração entre os diversos setores envolvidos.

Na ocasião, o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Lucas Pego, lembrou a caracterização da capital mineira como cidade de turismo de negócios e eventos e que, dentro dessa condição, os bares e restaurantes são extremamente importantes para o desenvolvimento local. O empresário também citou a campanha “Boa Noite, BH”, feita pela entidade para conscientizar os clientes a reduzir o barulho.

O assunto já foi debatido em outras audiências promovidas pela atual legislatura da Casa (abril de 2009, dezembro de 2010, outubro e novembro de 2011); no entanto, de acordo com Leonardo Mattos, denúncias apontam que a poluição sonora produzida por esses estabelecimentos e pela movimentação de veículos e pessoas em suas imediações continua a incomodar a vizinhança.

Para discutir mais uma vez a questão, além das associações de moradores e representantes de condomínios afetados pelo problema, foram convidados novamente os presidentes da Abrasel-MGe do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhor).

Representando o poder público, além das Administrações Regionais Centro-Sul, Oeste e Pampulha, são aguardados os secretários municipais de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e adjunta de Fiscalização; Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo; comandantes do 13º Batalhão, da 4ª Companhia Especial e da 126ª Companhia do 5º Batalhão da PMMG; Divisão Especializada de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil; e Ouvidoria Ambiental de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional