Foram eleitos Henrique Braga, presidente, e Jorge Santos, vice
Reuniões serão às terças, às 13h, no Plenário Camil Caram

Vers. Adriano Ventura, Gilson Reis, Henrique Braga, Jorge Santos e Caixeta
Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (4/2), os vereadores indicados para compor a Comissão de Orçamento e Finanças elegeram os integrantes que irão presidir os trabalhos e os representantes do grupo na Comissão de Participação Popular no próximo biênio. Também foram definidos o dia, a hora e o local das reuniões ordinárias semanais, nas quais são debatidas e avaliadas questões referentes ao orçamento da Casa e do Município.
Convocado por Henrique Braga (PSDB), o membro mais idoso da Comissão, o encontro reuniu ainda os vereadores Jorge Santos (PRB), Adriano Ventura (PT), Gilson Reis (PCdoB) e Tarcísio Caixeta (PT). Braga e o novato Santos foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente em 2013. Visando a um revezamento na condução dos trabalhos, foi acordado que, em 2014, Jorge Santos ocupará a presidência e Adriano Ventura será o vice.
Durante os debates, os vereadores ressaltaram a grande importância da Comissão de Orçamento na análise e discussão de proposições e questões relacionadas à aplicação dos recursos públicos pelo Município e ao orçamento da própria Câmara. De acordo com o presidente eleito, serão convocadas reuniões extraordinárias pela manhã e até mesmo à noite, permitindo uma apreciação mais cuidadosa e a participação da sociedade na discussão destas questões, especialmente a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2010-2013.
Para compor a Comissão de Participação Popular, que conta com representantes de cada uma das demais, foram indicados membros efetivo e suplente os vereadores Gilson Reis e Adriano Ventura, respectivamente.
Relevância e transparência
Ao aprovar o nome de Braga para assumir a presidência, os colegas destacaram sua larga experiência no Legislativo Municipal, já que exerce o sexto mandato na Casa, e a importância de se construir um trabalho conjunto, com seriedade e transparência, à altura da relevância da função da Comissão.
De acordo com Gilson Reis, a definição das prioridades orçamentárias é essencial na gestão da cidade, bem como a fiscalização e acompanhamento das despesas do Executivo e também do Legislativo. Adriano Ventura destacou ainda a necessidade e a disposição da Comissão na realização de uma avaliação cuidadosa e o aprofundamento das discussões desses temas, com o apoio do corpo técnico da Comissão, “altamente capacitado”.
Superintendência de Comunicação Institucional