Vereadores foram à comunidade discutir situação do Parque Teixeira Dias
Usuários cobram investimentos na segurança e na infraestrutura esportiva

Vereadores foram à comunidade discutir situação do Parque Ecológico Teixeira Dias
A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizou audiência pública externa, na noite de quinta-feira (21/3), naqual foi discutida a falta de infraestrutura e segurança do Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta, conhecido como Parque Teixeira Dias, localizado na Rua Antônio Teixeira Dias, no Bairro Teixeira Dias (Barreiro). Solicitada pelo vereador Juliano Lopes (PSDC), a reunião foi feita na sede da associação dos moradores do Conjunto Antônio Teixeira Dias (Rua Antônio Teixeira Dias, 1600), reunindo dezenas de moradores e usuários do parque.
“Um dos nossos maiores problemas aqui é a segurança”, disse Márcio Gomes, morador da região. “A partir das 20h já não dá mais vir caminhar. Nos finais de semana fica tudo vazio e perigoso”, completou Márcio, defendendo a instalação de cercas de proteção e muros no entorno do parque, que chega a 54 mil m² de extensão, no entanto, mal aproveitados, afirmam os moradores.
Entre as principais demandas apresentadas pelos frequentadores do parque estão ainda a instalação de aparelhos de ginástica, a ampliação das pistas de corrida, a recuperação do campo de futebol e a construção de um teatro de arena, quiosques e quadras poliesportivas no local. Os usuários também cobraram um projeto de paisagismo para recuperação dos canteiros e jardins.
A Prefeitura explicou que, na parte mais baixa do parque já existe paisagismo e bancos, próximos à pista para caminhada, mas a falta de infraestrutura geral e segurança ainda permanecem. Diante dos questionamentos, a Secretaria de Administração Municipal Regional Barreiro garantiu que será instalada uma Academia da Cidade no Parque Teixeira Dias, a fim de oferecer novas oportunidades de lazer aos usuários, principalmente, em atenção à saúde dos idosos.
Na mesma perspectiva, a Fundação de Parques Municipais afirmou que irá trabalhar pela implantação das melhorias solicitadas pelos moradores. Para isso, a Prefeitura explicou que irá estabelecer parcerias e elaborar projetos, junto a instâncias estaduais, buscando a captação dos recursos necessários. “Recebemos a informação de que a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) já tem um projeto de revitalização do parque. Vamos apurar isso e transformar essa iniciativa em um projeto executivo para, em seguida, iniciarmos o processo de licitação e captação de recursos. O caminho é longo, mas temos que começar”, afirmou Homero Brasil, presidente da Fundação.
Encaminhamentos
Ao final do encontro, foi deliberado que a Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão mais presentes no parque no período noturno e finais de semana, a fim de garantir a segurança dos usuários. Ainda, a Prefeitura irá apurar a situação do projeto de revitalização da Sudecap e dar encaminhamentos. Também será solicitado à Associação de Moradores um apoio local na manutenção do parque após as reformas. Morador da região e usuário do Parque Teixeira Dias, o vereador Juliano Lopes afirmou que irá “cobrar e fiscalizar até que essa obra seja realizada”.
A audiência também contou com a presença dos vereadores Welington Bessa “Sapão” (PSB), Veré da Farmácia (PTdoB) e Marcelo Álvaro Antônio (PRP), assim como a participação de deputados estaduais e representações comunitárias.
Superintendência de Comunicação Institucional