DIREITOS HUMANOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

Comissão aprova PL para inibir crimes contra criança e adolescente

A proposta é alertar sobre penalidades para crimes em estabelecimentos comerciais 

quinta-feira, 12 Setembro, 2013 - 00:00
Vereadores também aprovaram audiência pública para discutir extinção do Fórum do Barreiro

Vereadores também aprovaram audiência pública para discutir extinção do Fórum do Barreiro

Na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizada nesta quinta-feira (12/9), os vereadores aprovaram proposta que determina que estabelecimentos comerciais, hotéis, motéis, casas noturnas e similares anexem aviso, por escrito e em local visível, sobre crimes praticados contra crianças e adolescentes, bem como as penalidades previstas. Agora, o projeto será apreciado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

De autoria do vereador Veré da Farmácia (PT do B), o PL 409/13 aprovado em 1º turno, torna obrigatória a anexação, na recepção de estabelecimentos comerciais, de placa de 60 cm x 70 cm, informando que “submeter criança e adolescente à prostituição ou à exploração sexual é crime com pena prevista de até dez anos”. O descumprimento da norma sujeitará o infrator a advertência, multa de dez salários mínimos, se reincidente, e cassação do alvará de localização e funcionamento de atividades. Para o autor, o projeto facilitará a fiscalização desse crime, inibindo ou minimizando ações em estabelecimentos comerciais.

Audiência Pública

Também foi aprovado na reunião requerimento para a realização de audiência pública, no dia 10 de outubro, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir o impacto na prestação de serviços públicos e transtornos causados à comunidade local, em virtude da extinção do Fórum do Barreiro e da não implantação do Fórum de Venda Nova.

A Comissão aprovou, ainda, pedido de diligência ao PL 374/13, em 1º turno, do vereador Pablo César – Pablito (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação de cobranças pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (ECAD) em eventos realizados na capital sem fins lucrativos, sem cobrança de ingresso e com finalidade filantrópica. Outra projeto que teve aprovado pedido de diligência foi o PL 405/13, do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), que estabelece critérios para a formulação de indicadores sociais relativos à criança e ao adolescente no Município.

Participaram da reunião os vereadores Élvis Côrtes (PSDC), Pedro Patrus (PT) e Joel Moreira Filho (PTC).

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional