Desrespeito de motoristas e descaso com ciclistas em pauta na Câmara
Grande número de acidentes e mortes causadas por imprudência de motoristas tem preocupado vereadores
Alternativa de transporte não poluente, com baixo custo de manutenção e muitos benefícios à saúde do usuário, a bicicleta tem se tornado um meio de transporte cada vez mais utilizado na capital mineira. O veículo permite ao ciclista evitar longos engarrafamentos e transtornos na busca por vagas de estacionamento. No entanto, esses usuários estariam sofrendo com o constante desrespeito de motoristas e com o descaso da prefeitura. É o que apontam os vereadores Gilson Reis (PCdoB) e Adriano Ventura (PT), autores do requerimento para audiência pública sobre o tema, a ser realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na próxima quinta-feira (17/9), a partir das 19h, no Plenário Helvécio Arantes.
Os parlamentares explicam que o objetivo é discutir a situação dos ciclistas em Belo Horizonte, que reclamam das constantes ameaças sofridas por parte de motoristas que ignoram o Código de Trânsito Brasileiro e têm ocasionado muitos acidentes e mortes. Os vereadores vão cobrar explicações da prefeitura sobre a falta de ação do poder público para coibir esses infratores e garantir a segurança dos ciclistas.
Gilson Reis destaca que o sistema de bicicletas de aluguel instalado pela prefeitura é um estímulo à população para reduzir o uso de carros e pedalar mais. No entanto, “se a PBH quer incentivar as pessoas a pedalar, como afirma, é preciso cuidar da segurança dessas pessoas”, defende o parlamentar. “Entre as principais reclamações da comunidade ciclística estão a falta de campanhas públicas voltadas para todos sobre a convivência no trânsito, a falta de ciclovias interligadas e a falta de punição a motoristas que ameaçam ciclistas”, conclui.
Na mesma perspectiva, o jornalista e cicloativista Gil Sotero alerta que “quem pedala na cidade não se preocupa com morros, mas com a atitude dos motoristas”, destacando acidente ocorrido recentemente próximo à Câmara Municipal, em que uma ciclista foi arrastada por uma motorista. “A garota precisou se segurar no capô do carro para não morrer”, afirma Sotero.
Convidados
Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Thiago Grego; a diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegada Andrea Cláudia Vacchiano; o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Ramon Victor Cesar, e representantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, da Liga Mineira de Cliclismo, da Pedal do Frango e da Federação Mineira de Ciclismo.
Superintendência de Comunicação Institucional