AUDIÊNCIA EXTERNA

Câmara vai à Savassi discutir problemas de moradores e comerciantes

Segurança, fiscalização, quedas nas vendas e oferta de serviços públicos estarão em pauta

sexta-feira, 13 Maio, 2016 - 00:00
Segurança, fiscalização, quedas nas vendas e oferta de serviços públicos estarão em pauta - Foto: Breno Pataro/Portal PBH

Segurança, fiscalização, quedas nas vendas e oferta de serviços públicos estarão em pauta - Foto: Breno Pataro/Portal PBH

A Savassi é uma das áreas de ocupação mais antiga no município. A partir dos anos 1960, o local se converte em importante polo comercial, passando a abrigar, nas décadas seguintes, uma série de restaurantes, bares e casas noturnas que fizeram da região um dos mais tradicionais redutos do lazer na cidade. Empreendedores que hoje atuam no local, contudo, reclamam de problemas associados ao avanço da criminalidade, à deficiência de serviços públicos e da inflexibilidade de algumas regras de funcionamento dos estabelecimentos. Para tratar desses e outros problemas, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara de BH vai realizar audiência pública no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, nº 395, às 14h, na próxima terça-feira (17/5).

Requerente da audiência, o vereador Léo Burguês de Castro (PSL) explica que entrará em debate um amplo conjunto de problemas relatados por moradores, frequentadores e por pessoas que empreendem e trabalham na região. Um dos assuntos em pauta será a falta de segurança vivida no local, onde não tem sido rara a ocorrência de assaltos e outros crimes. A qualidade do sistema de recolhimento de lixo, a queda nas vendas e a concorrência desleal praticada por ambulantes e empreendedores irregulares também estará em debate.

Licenciamento e fiscalização

De acordo com informações do gabinete parlamentar, a audiência pretende abrir espaço para que comerciantes e poder público tratem das regras para licenciamento e fiscalização de empreendimentos na região. Um dos impasses, por exemplo, diz respeito às restrições relativas à emissão de ruídos que, muitas vezes, acaba inviabilizando a realização de atividades simples e já tradicionais, como apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes.

A audiência é aberta à participação popular. Foram convidados para o evento, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Polícia Militar, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Gerência de Fiscalização da Regional Centro Sul, da Belotur e de associações de moradores e empreendedores da região da Savassi.

Superintendência de Comunicação Institucional