PARLAMENTO JOVEM

Estudantes participaram de oficina sobre redação legislativa

Programa é focado na promoção da cidadania e na formação política de jovens

quinta-feira, 19 Maio, 2016 - 00:00
Programa é focado na promoção da cidadania e na formação política de jovens

Programa é focado na promoção da cidadania e na formação política de jovens

Estudantes que participam do Parlamento Jovem passaram nesta semana por uma nova fase de formação: eles receberam, em suas escolas de origem, oficinas educativas sobre técnicas e processos de redação legislativa. A atividade é importante porque vai subsidiar a elaboração de proposições por parte desses mesmos estudantes, que debatem e concebem, ao longo do ano, propostas a serem encaminhadas para apreciação das Comissões de Participação Popular da Câmara de BH (na etapa municipal do programa) e da Assembleia Legislativa (na etapa estadual). 

Duas oficinas ocorreram na segunda e na terça-feira (16 e 17/5), nas Escolas Estaduais Professor Morais e Henrique Diniz.  Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer melhor as características do texto legislativo e suas especificidades discursivas e de linguagem, além de terem realizado atividades práticas na quais exercitaram a escrita e a dinâmica – às vezes difícil – de colocar ideias no papel.

A experiência foi extremamente proveitosa e mobilizou os estudantes, que demonstram interesse em conhecer mais a fundo o processo de concepção e elaboração de proposições que afetam o dia a dia de todos os cidadãos, como os Projetos de Lei. “Houve grande envolvimento dos jovens, que apresentaram várias perguntas e fizeram apontamentos muito ricos. No fim das contas, a oficina serviu para mostrar, ainda, que eles estão bastante interessados em conhecer e debater as propostas em tramitação no Legislativo”, destacou Edelways de Faria, uma das coordenadoras do Parlamento Jovem na Câmara de BH.

As oficinas de redação têm continuidade nesta quinta e na sexta-feira (19/5 e 20/5), quando a servidora Maria Beatriz Bastos, redatora da Seção de Redação Legislativa da Câmara ministrará a formação, respectivamente, na Escola Estadual Cândido Portinari e no Colégio Barlaar São Pascoal, das 14h às 17h, no contraturno escolar.

Avaliação

Também nesta semana, a Câmara de BH sediou um evento importante para os desdobramentos do progrma. Na terça (17/5), a Casa recebeu profissionais da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, que realiza o projeto em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais de diferentes partes do Estado.  

Na visita técnica, coordenadores do PJ municipal de Belo Horizonte e de Ouro Preto puderam apresentar e discutir com as equipes da ALMG o plano de ação concebido para estimular o fortalecimento do projeto no em âmbito regional. Juntas, as Câmaras de BH e de Ouro Preto compõem um dos polos regionais do Parlamento Jovem Minas, que conta com outros núcleos no interior do Estado.  

Como explica Milton Alves, um dos coordenadores do Programa na Câmara de BH, o encontro abriu espaço para debates com foco no monitoramento das atividades desenvolvidas no projeto. O objetivo, segundo ele, é que esse processo de avaliação subsidie eventuais correções de rota, indispensáveis para a permanente qualificação da iniciativa.

Entenda o programa

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas, além de contar com a participação das câmaras municipais. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

Na etapa regional, quatro escolas de ensino médio da capital foram selecionadas pelos parceiros do projeto para participar do Parlamento Jovem. Em 2016, serão três escolas públicas estaduais - Cândido Portinari, Henrique Diniz e Professor Morais – e uma particular, o Colégio Berlaar São Pascoal. Cada escola, por sua vez, selecionou, através de eleições, alunos para participar das atividades. Antes do início dos trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Casa e um pouco de suas atividades por meio do Projeto Visite à Câmara, também coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH.

Para capacitação dos monitores, selecionados entre os alunos de extensão da PUC Minas, parceira do projeto, são oferecidos minicursos na Câmara e na própria universidade sobre assuntos como processo legislativo, democracia e cidadania. Neste ano de 2016, o tema mobilidade urbana foi o escolhido para ser desenvolvido ao longo do ano pelos jovens, cujos debates deverão resultar na elaboração de propostas para o poder público. As proposições apresentadas, juntamente com as dos PJs de outros municípios, poderão ser acolhidas na Comissão de Participação Popular e vir a tramitar na Câmara Municipal, na etapa municipal, e na Assembleia Legislativa, na etapa estadual.     

Superintendência de Comunicação Institucional