AUDIÊNCIA EXTERNA

Vizinhança vai debater problemas causados por menores infratores

Assunto foi discutido em dezembro de 2015; encaminhamentos feitos na ocasião serão avaliados

segunda-feira, 9 Maio, 2016 - 00:00

Ocorrências de tráfico e uso de drogas, furtos e tentativas de assaltos foram algumas das denúncias apresentadas na Câmara em dezembro do ano passado por moradores e comerciantes vizinhos a casas que abrigam menores infratores em regime semiaberto, localizadas na região de Venda Nova. Para avaliar os resultados dos encaminhamentos feitos na ocasião, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor fará nova audiência pública na próxima quarta-feira (11/5), na Faculdade Kennedy. Para facilitar a participação dos interessados, o encontro será às 19h.

Conforme o requerente de ambas as audiências, vereador Pablo César - Pablito (PSDB), moradores dos Bairros São João Batista e Santa Mônica já se reuniram com representantes da Polícia Civil, Câmara Municipal, prefeitura e Conselho de Segurança Pública (Consep), na busca de soluções para os problemas apontados; conforme dados dos boletins registrados pela vizinhança, entre 2009 e 2015 foram quase mil ocorrências. De acordo com denúncias veiculadas por jornais da capital, além dos riscos de perdas e danos à integridade física e ao patrimônio, a vizinhança é obrigada a conviver com as confusões e brigas frequentes nesses locais, que incluem muito barulho, gritos e palavrões.

No encontro de dezembro, também realizado no auditório da Faculdade Kennedy, que fica no bairro, foi denunciada a ausência de policiamento na área à noite e a prática de comportamentos inconvenientes por parte dos menores até mesmo nos horários de entrada e saída dos alunos de uma escola local. Na ocasião, a prefeitura comunicou a construção de outras duas casas de apoio para menores infratores no Bairro Candelária, na mesma região.

Convidados

Além dos moradores do bairro São João Batista, são aguardados representantes da Associação Comunitária do bairro Candelária; Conselho de Segurança Pública (Consep) 14 e 15 - AISP9 Venda Nova; Administração Regional Municipal de Venda Nova; Ministério Público da Infância e da Juventude; comandos do 49° Batalhão da Polícia Militar de Belo Horizonte, 14° e 15º Companhias da Policia Militar de Venda Nova; 1ª Delegacia da Policia Civil de Venda Nova; e ONG Pense.

O debate é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional