Avenida Vilarinho

Comissão especial vai acompanhar processo de enfrentamento de enchentes

Em audiência externa, comunidade cobrou soluções da PBH para frequentes alagamentos na região

quarta-feira, 15 Março, 2017 - 19:15
Audiência pública externa da Comissão de Administração Pública

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A situação de pânico causada pelas inundações que ocorrem na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, não é um problema novo. A cada tempestade a cena se repete: carros destruídos e muitos donos de imóveis contabilizando prejuízos. Para discutir medidas que solucionem o drama na região, a Comissão de Administração Pública realizou audiência na Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, na Vila Clóris, na terça-feira (14/3). A Sudecap garantiu que neste semestre será licitada uma empresa para fazer o estudo dos pontos de alagamento para que as obras tenham início em ainda neste ano. O requerente da audiência, vereador Dr. Nilton (Pros), defendeu a criação de uma Comissão Especial na Câmara de BH para acompanhar todas as etapas do processo, desde a elaboração de estudos até a execução das obras.

As reclamações e denúncias dos moradores de Venda Nova foram ouvidas, durante a audiência, pelos vereadores Dr. Nilton e Fernando Borja (PTdoB), pelo deputado estadual Iran Barbosa (PMDB) e por representantes da prefeitura. Dr. Nilton, que é morador da região, acompanha de perto os transtornos causados pelas enchentes. “Nós estamos falando de um problema que já acontece há 40 anos. Ao longo desse tempo foram tomadas medidas que resolveram a situação por um período, mas depois elas se mostraram ineficientes, porque a cidade cresce, a região de Venda Nova cresceu muito, muita impermeabilização do solo e os canais vão ficando pequenos para escoar tanta água”, explicou. O parlamentar afirmou que será necessária a realização de um novo estudo para resolver o problema, uma vez que o último é de 2009 e já está defasado.

O engenheiro da Sudecap, Renato Pires, garantiu que as obras contra inundação na região são prioridade para a prefeitura e que, ainda neste primeiro semestre, será contratada uma empresa por meio de licitação para fazer o estudo dos pontos de alagamento. Antes do começo efetivo das obras, o engenheiro explicou que são necessários estudos diagnósticos, bem como a elaboração de anteprojetos de engenharia, que deverão balizar a contratação de projetos básicos e executivos.

Comissão Especial

O vereador Dr. Nilton já requereu à Câmara a criação de uma Comissão Especial de Estudo que deverá avaliar e propor medidas contra as enchentes, além de acompanhar e fiscalizar as futuras obras na Avenida Vilarinho. O requerimento apresentado este mês precisa ser apreciado pelo Plenário. O parlamentar também se comprometeu a manter a população de Venda Nova informada sobre todas as etapas dos procedimentos a serem adotados para o enfrentamento das enchentes, desde a abertura da primeira licitação. Ele explicou também que, assim que ficarem prontos os primeiros estudos necessários para a realização das obras, será realizada nova audiência pública com os moradores da região para apresentação e discussão dos resultados.

Proteção contra enchentes

De acordo com levantamento da Defesa Civil, Belo Horizonte tem 87 áreas com risco de inundação. Os locais estão espalhados pelas nove regiões da capital, sendo Venda Nova aquela que apresenta o maior número de áreas com este risco: são dez os pontos críticos. Enquanto a situação não se resolve, o gerente da Defesa Civil, Roger Victor, alerta sobre medidas de autoproteção que devem ser adotadas: “a população tem que entender que não se deve atravessar enxurradas a pé ou de carro”. Além disso, ele explica que a Defesa Civil tem condições de prestar aos cidadãos informações imediatas acerca de riscos relacionados a alagamentos e a qualquer outro tipo de intempérie na cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional