AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai debater tráfego e estacionamento no entorno da Câmara

Irregularidades, descumprimento de normas e reclamações de motoristas e pedestres são constantes no local

quarta-feira, 29 Março, 2017 - 19:15

Foto: Divulgação/CMBH

As regras de tráfego e estacionamento de motocicletas, ônibus, caminhões, veículos comuns e veículos credenciados no entorno da Câmara Municipal de Belo Horizonte, cujo descumprimento gera transtornos a pedestres e motoristas, bem como a fiscalização e remoção em caso de irregularidades serão tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na próxima sexta-feira (31/3). Requerido pelo presidente da comissão, vereador Carlos Henrique (PMN), o encontro terá início às 13h30, no Plenário Camil Caram, e é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.  

A audiência pública, segundo o vereador, tem a finalidade de debater, com a participação de usuários, especialistas e autoridades, as regras de tráfego e sua respectiva fiscalização no entorno da sede do Legislativo Municipal, que compreende as Avenidas Churchil e dos Andradas e as Ruas Tenente Anastácio de Moura e Expedicionário Nilo Seabra, no Bairro Santa Efigênia. Nessas vias, que além de atender os servidores e visitantes da Câmara Municipal, hospitais e comércios da região, servem de atalho para motoristas que seguem da Av. do Contorno para a Região Leste da Capital, são frequentes as ocorrências de desrespeito à sinalização e estacionamento irregular.

Por ocasião da aprovação do requerimento, por unanimidade, Elvis Côrtes (PSD) considerou relevante o comparecimento, à Casa, de responsáveis pelo controle e fiscalização do trânsito de veículos na área mencionada, para ouvir as denúncias e prestar esclarecimentos. O parlamentar sugeriu ao colega que gravasse um vídeo sobre a situação em que se encontram essas vias, divulgando-o nas redes sociais, convidando a população para participar do debate sobre o assunto. Ao expressar seu voto favorável, o vereador Wesley Autoescola (PHS) ressaltou que a dificuldade de estacionamento nas proximidades da Câmara tem afetado os servidores.

Além de motoristas, pedestres e servidores da instituição, foram convidados para participar da audiência pública o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e os comandantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e do 5° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional