REUNIÃO PLENÁRIA

Roubos, assaltos e aumento da sensação de insegurança preocupam parlamentares

Vereadores pediram melhorias nas políticas de segurança e nas ações de prevenção e combate à violência

segunda-feira, 3 Abril, 2017 - 20:00

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

O aumento da sensação de insegurança nas ruas esteve em debate na reunião plenária de segunda-feira (3/4), quando parlamentares ocuparam os microfones para demandar do poder público medidas capazes de fazer frente à recorrência de assaltos e arrombamentos na cidade. A garantia dos direitos de pessoas com autismo e mudanças nas regras do transporte suplementar também estiveram em discussão.

Segundo relatos do vereador Preto (DEM), têm sido numerosas, nos últimos meses, as queixas apresentadas por moradores a respeito do aumento da criminalidade na capital. Segundo o parlamentar, as denúncias dão conta do crescimento do número de assaltos, roubos, arrombamento de carros e residência. A situação preocupa especialmente os comerciantes, que em diferentes regiões da cidade alegam estar perdendo clientes e dinheiro em decorrência da ação do crime. Perspectiva semelhante foi defendida pelo vereador Jorge Santos (PRB), que apresentou vídeo com relatos de moradores acerca do crescimento da sensação de insegurança na cidade.

Ao tratar do problema, Preto defendeu uma atuação articulada de diferentes órgãos de segurança – como a Política Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal – no intuito devolver à população o direito de andar sem medo nas ruas.

Já o vereador Arnaldo Godoy (PT), destacou que o aumento da violência ocorre em um momento marcado pelo enfraquecimento, em todo o país, das políticas voltadas à promoção da cultura, do esporte, do lazer e da cidadania, o que seria um indicativo de que a perda de direitos impacta nos índices de violência.

Ônibus suplementares

Na reunião plenária desta segunda, permissionários do serviço de transporte suplementar defenderam a aprovação do Projeto de Lei 1827/16, de autoria do vereador Juliano Lopes (PTC). O texto atende demandas da categoria, que solicita, entre outras mudanças, que viúvas e familiares possam continuar exercendo a atividade após a morte ou impedimento do titular.  O objetivo é garantir oportunidade de trabalho e renda a pessoas que, há anos, desempenham o serviço.

A aprovação do PL, que está pronto para ser votado em 2º turno pelo Plenário, foi defendida por vereadores como Jair de Gregório (PP) e Elvis Côrtes (PSD). O tema foi objeto de audiência pública realizada na Câmara em 17 de fevereiro quando, em diálogo com o vice-prefeito Paulo Lamac, vereadores se comprometeram a trabalhar para garantir os direitos de permissionários e de seus familiares, por meio da revisão na legislação.

Transtorno do espectro autista

Da tribuna, os vereadores Irlan Melo (PR) e Nely (PMN) fizeram pronunciamentos alusivos ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. Os parlamentares defenderam a inclusão de pessoas que vivem com a doença, destacando que ela afeta cerca de 1% das crianças nascidas no país. “Rejeitar quem tem autismo é desperdiçar potencial humano. Trata-se de indivíduos com uma série de talentos, que não podem ser tratados como cidadãos de segunda classe”, afirmou Irlan Melo. Na mesma perspectiva, a vereadora Nely defendeu a criação de políticas públicas capazes de fazer valer os direitos dessa parte da população, assegurando condições igualitárias para seu pleno desenvolvimento.

Superintendência de Comunicação Institucional 

[flickr-photoset:id=72157678819532164,size=s]