ASSISTA ONLINE

Reuniões do Plenário e das comissões já podem ser acompanhadas ao vivo pela web

Após as transmissões, os arquivos digitais das gravações ficam disponíveis para baixar, na íntegra, no Portal CMBH

quarta-feira, 9 Agosto, 2017 - 19:30
Vista superior dos Plenário Amynthas de Barros durante reunião. Parlamentares ocupam seus lugares. Símbolo sobrepõe a imagem indicando "play"

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Reuniões plenárias, solenidades e reuniões de comissão já estão sendo transmitidas ao vivo no Portal CMBH. Disponibilizado pela Câmara desde 2010, o serviço havia sido interrompido em setembro de 2016, quando foi encerrado o contrato com a empresa especializada prestadora do serviço. As transmissões voltaram a ser realizadas no último dia 1º de agosto, após novo processo licitatório. Para acompanhar as reuniões em tempo real, basta clicar no carrossel que aparece em destaque no topo da página. O link estará disponível apenas durante os horários das reuniões. Acompanhe a agenda completa. Após as transmissões, os arquivos digitais das gravações ficam disponíveis para assistir online ou baixar, na íntegra. Acesse os vídeos pelo menu superior, na aba Comunicação.

O serviço de transmissão está disponível para todas as atividades regimentais realizadas nos quatro plenários da Casa - Amynthas de Barros, Juscelino Kubitschek, Helvécio Arantes e Camil Caram. A empresa vencedora do processo licitatório é responsável pela captação das imagens (por meio de câmeras fixas instaladas nos plenários), pela transmissão das reuniões em tempo real (streaming ao vivo) e pela disponibilização do conteúdo gravado na galeria de vídeos do Portal CMBH, tanto para consulta virtual, quanto para baixar.

Presidente da Casa, em seu primeiro ano de exercício, o vereador Henrique Braga (PSDB) ressalta a importância da transmissão ao vivo das reuniões e da disponibilização dos vídeos na web, não apenas como forma de preservar a memória da Casa, mas garantir o acesso facilitado da população aos debates realizados no Legislativo. O parlamentar destaca a abrangência do serviço, lembrando que os internautas podem acompanhar todas as audiências públicas e demais reuniões realizadas na Casa.

TV Câmara

Até o momento, a TV Câmara (canal digital 61.4) aguarda novo processo licitatório para seleção de empresa especializada na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual. Em razão disso, não estão sendo realizadas transmissões das reuniões pela TV aberta ou via cabo.

No entanto, para favorecer o acesso do público visitante aos debates parlamentares, a Câmara disponibiliza a transmissão ao vivo das reuniões plenárias na rede interna de televisores, que estão instalados na sala de imprensa, no saguão do restaurante e no hall da presidência.

Superintendência de Comunicação Institucional