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Rua do Bairro Céu Azul terá projeto de baias de estacionamento de veículos

Em visita técnica, BHTrans se comprometeu a receber projeto de engenharia para a obra; comunidade deverá arcar com os custos

terça-feira, 8 Agosto, 2017 - 17:00
Vereadores Cláudio da Drogaria Duarte e Jair Di Gregório, em visita técnica a vias do Bairro Céu Azul, para averiguar ausência de vagas de estacionamento

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Devido à falta de estacionamento para clientes que frequentam o comércio nas Ruas Madre Gerturdes Santos e Antônio José dos Santos, no Bairro Céu Azul, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta terça-feira (8/8), visita técnica ao local. No que se refere à Rua Madre Gertrudes Santos, a colocação de baias de estacionamento, proposta por vereadores e comerciantes, foi acatada pela BHTrans, sendo necessária, entretanto, a contratação e execução de projeto de engenharia pela própria comunidade. Quanto à Rua Antônio José dos Santos, a inclinação elevada da calçada, que prejudica a instalação de rampas de acessibilidade, a circulação de pedestres e a manobra de veículos, impedirá a aprovação do projeto.

A ausência de vagas vem causando transtornos a comerciantes, que têm prejuízos de até 40% com a perda das vendas, e a clientes, que acabam estacionando seus veículos em fila dupla, em portas de garagem ou em ruas mais afastadas, em local inseguro. A comunidade reclama, ainda, do número elevado de estacionamentos de carga e descarga, pouco utilizados, ocupados por caminhões. Sendo assim, foi proposta à BHTrans a colocação de baias de estacionamento, com o recuo do calçamento para fora das lojas.

Desenvolvimento do projeto

Conforme explicaram o gerente de Ação de Regional Venda Nova e Norte, da BHTrans, Rodrigo Sandro dos Anjos, e a analista de Transporte e Trânsito da Regional Venda Nova, Maria das Graças Dias Pacheco da Silveira, para fazer as baias, é preciso manter a travessia de pedestres. Além disso, o dono do estabelecimento é quem deve contratar um engenheiro responsável para desenvolver o projeto e encaminhá-lo para apreciação e aprovação da BHTrans. Aprovado o projeto, terá que contratar, ainda, a mão de obra para executá-lo.

Vale ressaltar que, antes da concepção do projeto, os comerciantes terão que consultar, na Secretaria Municipal de Regulação Urbana, o tamanho do passeio; e ir à prefeitura, para pesquisar na Lei de Ocupação e Uso do Solo, onde a via está inserida, já que cada uma possui características distintas. A BHTrans salientou, ainda, que o projeto pode ter especificações diferenciadas, como estacionamento 45°, baia ou via interna. Devem estar previstos também acessibilidade, sinalização e tipo de estacionamento (rotativo ou pisca-alerta, por exemplo) a ser utilizado.

Sinal vermelho

Outro trecho vistoriado pela comissão foi a Rua Antônio José dos Santos, que apresenta condições diferentes da Rua Maria Gertrudes Santos, quanto à inclinação e ao recuo do passeio, não possuindo espaço suficiente para o estacionamento e manobra de veículos. A inclinação da calçada é maior que 8%, impedindo a instalação de rampas de acessibilidade, a circulação de pedestres e a manobra de veículos. Segundo a BHTrans, as condições da via impedirão a aprovação do projeto.

Encaminhamentos

O vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que requereu a visita, propôs a realização de um estudo referente a toda a sinalização das vias e ao número de estacionamentos de carga e descarga, que não são utilizadas para este fim. Ele sugeriu, ainda, a colocação de placas de estacionamento nessas vias, a fim de otimizar as vagas.

“A visita foi válida, pois daremos uma resposta aos comerciantes, à comunidade. Agora, encaminharemos à BHTrans projeto relativo aos trechos onde é viável se fazer as baias, para apreciação e posterior execução”, informou.

De acordo com o vereador Jair Di Gregório (PP), em uma próxima visita técnica ao local, já aprovada pela comissão, será analisada toda a sinalização do entorno para avaliar a possibilidade de diminuir o número de estacionamentos de carga e descarga em alguns locais e alterar o fluxo de veículos, transformando a via em mão única.

Superintendência de Comunicação Institucional

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