DIA DA MULHER

Unidade móvel ofereceu mamografia e eletrocardiograma gratuitos na Câmara

Os atendimentos, que vão continuar nesta sexta-feira (9/3), serão realizado por ordem de chegada, de 9h às 17h

quinta-feira, 8 Março, 2018 - 15:30

Foto: Bernardo Dias/Câmara de BH

Na Câmara de BH, as celebrações do Dia Internacional da Mulher foram marcadas por campanha de promoção da saúde feminina, com a realização de gratuita de exames cardíacos e de mama. A ação, que começou nesta quinta-feira (8/3) e termina amanhã (9/3), vai das 9h às 17h. A cada dia, são distribuidas 50 senhas para o eletrocardiograma e 35 para a mamografia. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e não há limite de idade para a realização dos exames. As interessadas devem apresentar apenas o documento de identidade com foto e a previsão para a entrega do resultado é de até 30 dias.

A iniciativa, que conta com a parceria do Projeto Margarida, pretende mobilizar a população feminina da capital para a detecção precoce do câncer de mama e de problemas cardíacos, e aumentar, assim, as chances de cura das doenças. Ao saber da campanha, a aposentada, Helena Roza aproveitou para verificar se estava tudo certo com a saúde do coração. “Ando em dia com os exames porque as doenças cardíacas estão presentes no histórico da minha família, então não posso deixar de me cuidar”, pontuou.

De acordo com a tecnóloga em Radiologia, Maria Aparecida Costa, o ônibus itinerante do Projeto Margarida já percorreu 17 estados do país e mais de 10 mil mulheres foram atendidas. “A prevenção é o melhor caminho e, muitas vezes, por medo, as mulheres não buscam auxílio”, destacou a profissional, chamando a atenção para a importância do autoexame e do cuidado permanente com à própria saúde. 

Alerta

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de 600 mil novos casos de câncer serão descobertos em 2018. Com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão o câncer de próstata, com 68.220 casos novos, seguido do de mama, com 59.700. Além do autoexame, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atualmente, no Brasil, 42% das pessoas que infartam e morrem são mulheres. Nesse sentido, a avaliação cardíaca precoce e repetida com regularidade pode retardar e até mesmo evitar a ocorrência de doenças do coração.

Orquestra Criarte

Com canções que remetem ao universo feminino, como “Carinhoso”, de Pixinguinha e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, a Orquestra Escola Criarte fez uma apresentação especial na Câmara de BH, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O concerto, realizado no horário do almoço, em frente ao refeitório popular da Casa, foi uma iniciativa da bancada de mulheres da CMBH. 

“Nossa sociedade ainda é excludente e preconceituosa, e ainda resta um longo caminho a percorrer no empoderamento da mulher”, comentou a vereadora Nely (PMN), durante a abertura do evento, ao lembrar que o repertório escolhido pelos alunos foi pensado especialmente para envolver os presentes no clima de homenagem às mulheres.

Regida pelo maestro José Alarico, a Escola Criarte, situada na Região de Venda Nova, existe há 17 anos, e faz parte de um projeto social que tem como missão promover a cultura em comunidades de baixa renda, oferecendo aos jovens a oportunidade de aprender música, com foco em instrumentos de orquestra.

Superintendência de Comunicação Institucional