Atraso em licitação compromete obras de contenção no Sagrada Família
Fechamento da via causa transtornos à comunidade; expectativa é que o processo licitatório seja concluído até sexta (18/5)
Foto: Bernardo Dias / CMBH
O risco de desabamento de muro de contenção na Rua Genoveva de Souza, no Sagrada Família, levou a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao local nesta terça-feira (15/5). Na visita técnica, a comissão constatou a precariedade da via, interditada há três anos para o tráfego de veículos. Questionada pelo atraso das obras de requalificação da área, a Sudecap alegou que recuros judiciais estariam atrasando a conclusão do processo licitatório. Requerente da atividade, o vereador Carlos Henrique (PMN), se comprometeu a acompnhar de perto o processo, em diálogo com o prefeito Alexandre Kalil.
Estado de alerta
De acordo com o epresário Rodrigo Giovani, moradora do bairro, a rua Genoveva de Souza está interditada há três anos. O motivo da intervenção, realizada pela Defesa Civil, seria a deterioração do asfalto e do muro de contenção que sustenta a via.
A medida preventiva, no entanto, estaria causabndo transtornos à população. Moradores afirmaram que além de impedir que linhas de ônibus trafeguem pelo local, a intervenção também dificulta o policiamento na área, o que facilitia a ação de bandidos e até mesmo situações de tráfico de drogas.
Processo Licitatório
Representando a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a Secretaria Municipal de Obras, Gilmar Nunes Barbosa, engenheiro civil da Diretoria de Obras, afirmou que apesar de haver dinheiro em caixa para as reformas, o atraso se dá pelos recursos apresentados por empresas concorrentes no processo licitatório. Contudo, afirmou, a expectativa é que uma decisão definitiva sobre o certame seja tomada até sexta-feira (18/5).
Após a homologação do projeto e o começo das obras, a Prefeitura tem o prazo de até seis meses para a entrega do serviço, que contempla uma nova obra de contenção, guarda corpo, passeios e meio fio. Um projeto de drenagem com bocas de lobo, que deverá abranger as Ruas Jacques Luciano e Pitangui, também faz parte do plano orçamentário.
Descarte irregular
Na oportunidade, a população local também relatou a vereador, a falta de lixeiras nas proximidades, o que provoca o descarte irregular de lixo nas calçadas. Carlos Henrique afirmou que encaminhará demanda a Secretaria de Limpeza Urbana (SLU), assim como se compremeteu a acompanhar, em dialogo com o Executivo, o andamento da licitação e das obras previstas.
Superintendência de Comunicação Institucional