BAIRRO SERRA VERDE

Comunidade reivindica implantação de rede de esgoto, luz e asfaltamento

Atentos às demandas, parlamentares constataram, também, a necessidade de conscientizar a população quanto ao descarte de lixo

quinta-feira, 18 Julho, 2019 - 13:15
Vereador Jair Di Gregório, Josué Costa Valadão (secretário municipal de Obras e Infraestrutura), Farid Sales de Carvalho (Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova) e João Vitor Abrantes Nicácio (engenheiro civil da Sudecap), em visita técnica à Rua Macedo, Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, nesta quinta-feira (18/7)

Foto: Divulgação / CMBH

Uma via sem pavimentação, localizada atrás da Rodovia MG10, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, com acúmulo de lixo e esgoto a céu aberto, vem ameaçando a saúde da população. Povoada por ocupações há cerca de 30 anos, a Rua Macedo, assim conhecida pelos moradores, foi vistoriada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (18/7). Na visita técnica, que contou com a presença da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Regional Venda Nova, a comissão informou que as demandas apresentadas, relativas a asfaltamento, saneamento e energia, serão encaminhadas aos órgãos competentes, sendo necessário, contudo, conscientizar a população quanto ao descarte de lixo lançado na rede pluvial.

Diante do quadro, Josué Costa Valadão, secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Farid Sales de Carvalho, da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova, e João Vitor Abrantes Nicácio, engenheiro civil da Sudecap, destacaram que é necessário, primeiramente, solicitar um estudo de coleta de esgoto junto à Copasa. Segundo eles, o local precisa ser aterrado e pavimentado, mas a água deve ser devidamente conduzida à canaleta que recebe a água pluvial. Na oportunidade, sugeriu-se a instalação de uma boca de lobo no local ou de uma sarjeta, para o direcionamento da água.

Outro problema constatado foram instalações clandestinas de energia elétrica, conhecidas como “gatos”, provenientes de via paralela à Rua Macedo.

Encaminhamentos

O vereador Jair Di Gregório (PP), que requereu a visita, propôs a formação de um conselho de moradores, composto por em média cinco famílias, para a realização de reunião com a comunidade, a fim de conscientizá-la sobre o lançamento do lixo na rede de água pluvial, que deve ser evitado.

Gregório informou, também, que a comissão solicitará à Prefeitura a pavimentação da via e a instalação de coletores de água de chuva, para que sejam eliminados focos de dengue. Apontando a existência de “gatos”, o parlamentar salientou que utilizando a rua paralela é possível a instalação da energia de forma regular.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para solicitar obras de asfaltamento da Rua Macedo, Bairro Serra Verde - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário