ELEIÇÃO NAS ESCOLAS

Alunos votam para eleger vereadores mirins

Alunos votam para eleger vereadores mirinsHoje pela manhã foi dia de eleição em dez escolas públicas da capital. Participantes do Projeto Câmara Mirim, centenas de estudantes do ensino fundamental votaram para eleger 41 colegas para representá-los durante um ano de mandato. O resultado da eleição foi apurado durante a tarde na Câmara de BH.
Alunos votam para eleger vereadores mirinsHoje pela manhã foi dia de eleição em dez escolas públicas da capital. Participantes do Projeto Câmara Mirim, centenas de estudantes do ensino fundamental votaram para eleger 41 colegas para representá-los durante um ano de mandato. O resultado da eleição foi apurado durante a tarde na Câmara de BH.

Como acontece nos pleitos oficiais, a votação teve urna eletrônica com fotos dos candidatos, eleitorado cadastrado, voto secreto e apoio de professores/mesários treinados. Na Escola Municipal Presidente João Pessoa, no bairro Santo Antônio, zona sul da cidade, os alunos fizeram fila para votar e experimentar um processo de escolha democrática.  


“Foi muito bom colocar a minha vontade na urna. Espero que o meu representante vença e ajude a melhorar a escola”, disse a eleitora mirim Maria Luiza Oliveira. O jovem Charles Viana Monteiro se candidatou pensando no futuro: “Essa vivência vai ser boa para minha formação, para ter mais responsabilidade quando tiver que escolher de verdade o presidente, por exemplo”.

Para o presidente da CMBH, Léo Burguês (PSDB), que acompanhou a votação na escola, o projeto proporciona aos jovens o despertar do interesse pela participação política como “instrumento transformador da sociedade”.  As noções de cidadania e de funcionamento do Poder Legislativo foram apontadas pela secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, como ganhos essenciais para os alunos.
 
O coordenador regional eleitoral e diretor superintendente da Escola judiciária, José Altivo Brandão Teixeira, comentou que, além da formação intelectual, moral e cultural dos estudantes, “a escola é também o lugar do preparo cívico do eleitor do futuro”.  O Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
 
Desde o início de fevereiro, comunidade escolar, professores e alunos foram envolvidos em palestras sobre o processo eleitoral e o papel do Legislativo.  Durante a última semana, os candidatos fizeram campanha, com direito a santinhos, cartazes, banners e até debates. Os pretendentes a vereadores mirins apresentaram suas “plataformas políticas” para tentar convencer os colegas em visitas às salas de aula e em apresentações nos auditórios.

Assista a reportagem da TV Câmara

Posse e início dos trabalhos

No dia 23 de março os parlamentares mirins serão empossados no plenário principal da Câmara de BH, dando início ao mandato de um ano na 4ª Legislatura do projeto. Quatro vereadores de cada escola vão se reunir mensalmente no Legislativo Municipal para discutir demandas importantes de suas comunidades e propor soluções.

No exercício do mandato mirim, os estudantes vão poder realizar audiências públicas com a participação dos vereadores de BH e de representantes da Prefeitura. Ao final do ano, os resultados dos trabalhos do Câmara Mirim serão entregues à Comissão de Participação Popular e podem se transformar em projetos de lei.    

Confira aqui os candidatos eleitos

Superintendência de Comunicação Institucional