Notícias
Comissão vai à comunidade cobrar construção de Unidade de Pronto Atendimento



Dezenas de moradores, que lotaram o salão da Igreja Nossa Senhora da Glória, saíram satisfeitos da audiência. “Com certeza essa UPA vai melhorar muito nossa vida. Hoje, quando precisamos de atendimento, temos que procurar a UPA Pampulha, que acaba ficando superlotada, com longas filas”, comentou Janete Nascimento, moradora e conselheira municipal de Saúde.
As obras da UPA Noroeste foram uma conquista dos moradores da Regional, que tem mais de 400 mil habitantes. Em 2009, 6 mil pessoas votaram pela construção da unidade e registraram a maior mobilização popular da história do Orçamento Participativo. “Nesta noite, essa reunião nos deu esperança de realizar esse sonho antigo”, comemorou o padre Luís de Oliveira Martins.

A vereadora Neusinha Santos informou à comunidade a liberação de R$ 8 milhões e 600 mil para a construção da UPA na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, esquina com Avenida Amintas Jacques de Morais, no bairro São Salvador. “Foram anos de luta para chegarmos a esse bom resultado”, contou Neusinha.
Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Suzana Maria Moreira Rates, o processo de licitação para a construção da unidade será aberto em junho e a expectativa é de iniciar as obras em setembro. A secretária explicou que a demora foi devido à necessidade de ampliar e aperfeiçoar o projeto. “Em princípio, teríamos uma UPA de menor porte, mas, por causa da demanda da população da região, decidimos por uma unidade mais complexa. Com isso, tivemos que buscar mais recursos com o Ministério da Saúde, além de desapropriar um terreno maior”, justificou.
A Unidade de Pronto Atendimento da Regional Noroeste vai ocupar uma área de quatro mil metros quadrados. Será a maior de Belo Horizonte, superando a do Barreiro em área construída, e terá a estrutura de um mini-hospital, capaz de suprir toda a demanda de atendimento de emergência e urgência da região.
Superintendência de Comunicação Institucional