Diretor do Hospital das Clínicas é homenageado na Câmara Municipal

O médico e professor mineiro Francisco José Penna, natural de Conselheiro Lafaiete, foi agraciado com o diploma de Cidadania Honorária na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 22 de março, no plenário Amynthas de Barros. A solenidade foi uma iniciativa do ex-vereador, eleito deputado, Paulo Lamac (PT). Seu sucessor, Tarcísio Caixeta (PT), presidiu a reunião.
Segundo Caixeta, o título conferido ao Dr. Francisco é um reconhecimento ao esforço pessoal que o levou a realizar o sonho de se tornar um profissional competente na área de saúde, como a realização de cursos de especialização em outras universidades do País e do exterior e a publicação de centenas de trabalhos.
O deputado estadual Paulo Lamac ressaltou a preocupação do homenageado com o alívio do sofrimento humano e a sensibilidade para cuidar da saúde das pessoas. O ex-vereador contou que, logo que chegou ao Hospital das Clínicas, o Dr. Francisco lutou pela implantação da “internação conjunta”, que permite que as mães acompanhem as crianças internadas. Desde então, notou-se que não se ouvia mais os choros das crianças.
Gustavo Penna afirmou que o pai tornou-se um cidadão belo-horizontino de fato desde que chegou à capital, tanto que não admite que falem mal da cidade. O filho do homenageado contou ainda que o pai sempre defendeu a criação de um espaço para realização de eventos em BH, com o objetivo de atrair mais turistas para admirar atrações como a Pampulha, a Praça da Liberdade, os bairros famosos e os botecos.
Compromisso e dedicação
O homenageado agradeceu a todos os belo-horizontinos e citou uma frase que o pai sempre repetia a ele e aos irmãos: “vocês devem se comprometer com os sonhos que têm para a vida” e ressaltou sua dedicação a tudo coisas que se propõe a fazer, seja como aluno, professor ou profissional.
O médico afirmou que sempre esteve atento às desigualdades sociais no Brasil e reconheceu que o desenvolvimento econômico e social do país tem permitido que muitos brasileiros saiam da miséria, mas que para esses avanços continuarem são necessários investimentos na produção do conhecimento e nas universidades públicas.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, professor Clélio Campolina Diniz e a vice-diretora Rocksane de Carvalho Norton; o ex-reitor da UFMG na gestão 2006/2010, professor Ronaldo Tadeu Penna; o secretário municipal de Saúde Marcelo Teixeira; o vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, representado também os professores, técnicos administrativos e acadêmicos da instituição; o presidente do sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cristiano da Matta Machado; o diretor-geral do Hospital das Clínicas, Antônio Luiz Pinho Ribeiro; o representante da Academia Mineira de Medicina, Nicomedes Ferreira Filho; os professores eméritos da Faculdade de Medicina da UFMG, Luís Otávio Savassi Rocha, Pedro Raso e Ênio Peão.
Superintendência de Comunicação Institucional.