Comissão quer informações sobre sinalização de área de escape do Anel Rodoviário
Ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha será vistoriada dia 17 de agosto
Foto: Karoline Barreto /CMBH
É possível especificar um conjunto de sinalização adicional para incentivar os motoristas a testarem os freios e, a qualquer sinal de problema, usarem a área de escape do Anel Rodoviário preventivamente? É o que querem saber os integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário que aprovaram, na quinta-feira (4/8), um pedido de informação destinado à Concessionária Via 040 e ao superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), André Dantas. O colegiado também deu seu aval à visita técnica para avaliar o resultado da obra da ciclovia da Orla da Lagoa da Pampulha e a pedido de informações sobre projeto de revitalização da Avenida Afonso Pena. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Área de escape do Anel Rodoviário
A comissão quer entender como será implantado o projeto de sinalização para a área de escape do Anel Rodoviário em Belo Horizonte. O requerimento, assinado por Braulio Lara (Novo), vai questionar, entre outras coisas, quais placas foram projetadas para sinalizar o acesso à área de escape no Anel Rodoviário, quais serão instaladas e se o orçamento destinado foi suficiente para cobrir todas as placas previstas no projeto. Ele também indaga se o local será monitorado por câmeras.
Braulio Lara explicou que a área de escape está no início de um declive, sendo necessária uma robusta sinalização antes dela para que os motoristas possam testar o funcionamento eficaz dos freios. “É necessário que eles façam a checagem e a qualquer indício de defeito ou problema que parem na área de escape. Porque se descobrir que não tem freio depois que passar da área de escape não tem mais o que fazer”. Presidente do colegiado, Wesley (PP) lembrou o trabalho feito pela Comissão Especial de Estudo sobre o Anel, em 2017, que apontou a necessidade de melhorias para aumentar a segurança da via. Ao mencionar que há um número elevado de acidentes com motociclistas e de atropelamentos, Wesley reforçou a necessidade de mais passarelas no Anel e assegurou que vai continuar solicitando intervenções, inclusive, mais áreas de escape.
Ciclovia
A pedido de Jorge Santos (Republicanos), a comissão deu aval para a realização de visita técnica à Avenida Otacílio Negrão de Lima, no dia 17 de agosto, às 10h. O objetivo é avaliar o resultado das obras da ciclovia no entorno da Lagoa da Pampulha. O ponto de encontro será na Barragem da Pampulha. O tema foi objeto de audiência pública, no dia 28 de julho, quando o vereador apontou que melhoramentos ainda são necessários. Trincas no asfalto, bocas-de-lobo mal colocadas, trechos que causam trepidação para o ciclismo, áreas sem acessibilidade e com pintura gasta estão entre os problemas que o parlamentar identificou na ciclovia e apresentou durante a audiência que tratou do tema.
Para acompanhar os trabalhos foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Sudecap; da BHTrans e da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha. Também serão chamados a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Prado Trevisan; representantes da Construtora Alvarenga Santos; da Sigma Engenharia Indústria e Comércio; e da JVF Empreendimentos, entre outros.
Revitalização da Avenida Afonso Pena
Os vereadores acataram pedido de informações, assinado por Braulio Lara e destinado ao prefeito Fuad Noman (PSD) e ao superintendente da Sumob, questionando sobre "um amplo projeto para revitalização da Avenida Afonso Pena”. A intervenção compreende faixas exclusivas e ciclovias, projeto paisagístico com irrigação diferenciada, tratamento das calçadas com normas de prioridade e acessibilidade universal e faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo da Praça Rio Branco à Praça da Bandeira, conforme divulgado pela própria PBH.
Além de pedir informações sobre o planejamento orçamentário da intervenção; os parlamentares solicitaram um relatório sobre as consultas públicas realizadas (participantes, datas); e o cronograma de execução e avaliação de impactos sobre a região. Eles também pedem que sejam informados dados para a fundamentação dos dispositivos de mobilidade como número de usuários, linhas, faixas exclusivas e preferenciais, ciclovias entre outros.
Braulio informou que o investimento foi anunciado na imprensa e que muitas pessoas questionaram sobre a eficácia do projeto. “Vamos pedir informações para a PBH para conhecer o escopo e, se preciso for, fazer uma audiência pública para entender melhor a proposta”, assegurou.
Subsídio para empresas de transporte coletivo
Ainda durante a reunião, Braulio Lara informou que na sexta-feira (29/7) e na terça-feira (2/8) visitou a Estação Vilarinho e a Estação Barreiro, respectivamente, para verificar se as empresas estão cumprindo o acordo de aumentar em 30% o número de viagens, tendo em vista o prazo para pagamento de nova parcela do subsídio. Ele atentou para a necessidade de difundir o canal de WhatsApp para que a população registre as reclamações. “Na próxima semana, as empresas vão receber mais uma parcela e é fundamental termos certeza de que estão cumprindo o acordo para que o subsídio continue sendo repassado.
Superintendência de Comunicação Institucional