AUDIÊNCIA PÚBLICA

Saída da Guarda Municipal de centros de saúde em pauta na segunda (29)

Proposta é buscar uma solução para o problema que afeta trabalhadores, usuários e os próprios guardas municipais

quinta-feira, 25 Setembro, 2025 - 16:45
Imagem do emblema da Guarda Municipal na farda do agente

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A retirada do efetivo da Guarda Civil Municipal dos centros de saúde da capital, anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte, será debatida na Comissão de Administração Pública e Segurança Pública, na próxima segunda-feira (29/9). Autor do requerimento, Sargento Jalyson (PL) considerou legítimo o interesse da Guarda em reavaliar a presença fixa de seu efetivo nos centros de saúde, tanto quanto a preocupação de trabalhadores e cidadãos que defendem a permanência dos guardas nesses locais. Ele acredita que o tema “precisa ser analisado de maneira pormenorizada”. Devem participar do debate autoridades municipais das áreas de saúde e segurança, e representantes de sindicatos e dos servidores. O evento está marcado para o Plenário Helvécio Arantes, às 10h, e pode ser acompanhado presencialmente ou de forma remota  pelo portal ou canal da CMBH no YouTube

Segurança de todos

De acordo com o requerimento, a proposta é avaliar a necessidade específica de cada uunidade de saúde, e se é preciso usar a força para manter a ordem e a tranquilidade nesses estabelecimentos. Além disso, espera-se considerar estratégias e possíveis alternativas de segurança capazes de garantir a proteção adequada aos profissionais e usuários do sistema. Para o vereador, a solução passa por construir, junto com todos os envolvidos, uma alternativa que assegure tranquilidade aos profissionais da saúde, aos usuários e também aos guardas municipais.

“Queremos buscar, de forma transparente e democrática, a melhor solução para essa demanda que afeta diretamente os usuários do sistema de saúde, os servidores municipais de saúde e a própria Guarda Municipal de Belo Horizonte”, afirma Sargento Jalyson.

Foram convidados a participar do evento os secretários municipais de Governo, Saúde, e de Segurança e Prevenção, além do subsecretário e Comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio César Pereira de Freitas. Também devem estar presentes representantes do sindicato dos guardas municipais, Sindguardas-BH, e dos médicos de Minas Gerais; além de representantes do Conselho Regional de Enfermagem e de servidores efetivos da Saúde.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Tópicos: