Curso Orçamento Público e Mecanismos de Participação (LOA-2019 e PPAG 2018-2021)

Data inicial: 
04/09/2018 - 18:30
Data final: 
14/09/2018 - 20:00
Local: 
Câmara Municipal de Belo Horizonte

Curso gratuito que forma cidadãos para participarem dos debates sobre a gestão dos recursos municipais, definidos na Lei do Orçamento Anual (LOA-2019) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2018-2021). Entre 4 e 14 de setembro, ocorre a primeira etapa do curso. Trata-se do módulo "Políticas Públicas em Debate", que vai enfocar programas e projetos prioritários nas áreas de asssitência social, mobilidade, cultura, segurança, habitação, saúde e educação. A proposta é que as atividades preparem os partipantes para a discussão de metas e programas que serão objeto do planejamento previsto na revisão do PPAG 2018-2021 e elaboração da LOA 2019. As atividades são abertas todos os interessados. Inscreva-se!

Saiba mais

Inscrições: 
Encerradas

Programação

Programação

 

4/9 – Terça-feira

Horário: 18h30

Tema: Assistência Social

Palestrante: Eleonora Schettini Martins Cunha - Docente aposentada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Pesquisadora do Grupo MARGEM – Democracia e Justiça e do Núcleo Projeto Democracia Participativa (PRODEP). 

Local: Plenário Paulo Portugal

 

5/9 – Quarta-feira

Horário: 18h30

Tema: Mobilidade

Palestrante: Marcos Fontoura - Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Engenheiro civil, urbanista, mestre em administração pública e doutor em ciências sociais. Autor do livro "Transporte, privilégio e política" (2002). 

Local: Plenário Juscelino Kubitschek

 

10/9 – Segunda-feira

Horário: 18h30

Tema: Cultura

Palestrantes: Glauciane Rodrigues P. Rodrigues de Sá - Mestre em Administração pela Fundação Cultural e Educacional Dr. Pedro Leopoldo e graduada em Administração de Empresas pela FUNCESI. Atua na Gerência de Planejamento e Monitoramento de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

José de Oliveira Junior - Mestre em Comunicação Social pela Puc Minas  e Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação pela UNI-BH. É gerente de Apoio às Ações Colegiadas da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Local: Plenário Juscelino Kubitschek

 

11/9/ - Terça-feira

Horário: 18h30

Tema: Segurança

Palestrante: Luis Felipe Zilli - Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro (FJP/MG), onde seu trabalho é vinculado à Diretoria de Políticas Públicas (DPP) e ao Núcleo de Estudos em Segurança Pública (Nesp). 

Local: Plenário Juscelino Kubitschek

 

12/9 – Quarta-feira

Horário: 18h30

Tema: Habitação

Palestrantes: Karla Maria Vilas Marques - Arquiteta formada pela UFMG, é chefe da Divisão de Planejamento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e membro da Comissão de Diretrizes de Parcelamento do Solo.

Lívia Lara Dias de Morais - Graduada em Engenharia Civil pela PUC Minas, atua na Divisão de Planejamento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). 

Local: Plenário Paulo Portugal

 

13/9 – Quinta-feira

Horário: 18h30

Tema: Saúde

Palestrante: Salvador Alves Teixeira - Graduado em Engenharia Ambiental, em Engenharia de Segurança Habitacional e em Teologia. É coordenador da Câmara técnica de controle, avaliação e municipalização do Conselho Municipal de Saúde.

Local: Plenário Juscelino Kubitschek

 

14/9 – Sexta-feira

Horário: 20h

Tema: Educação

Palestrante: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Local: Plenário Paulo Portugal