Plenário
CMBH aprova projeto sobre promoção da igualdade racial

terça-feira, 10 Novembro, 2009 - 22:00


“Este projeto é muito importante, pois ajuda a acabarmos com uma dívida histórica do nosso país, que foi um dos últimos a abolir o uso da mão de obra escrava”, ressaltou a presidente da Casa, vereadora Luzia Ferreira (PPS) ao defender o projeto.
O PL 432/09, que dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PMPIR) e cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, objetiva, no âmbito geral, reduzir as desigualdades raciais no Município, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações a longo, médio e curto prazo.
Dentre seus objetivos específicos, a PMPIR visa, dentre outros, a reconhecer e garantir o respeito às religiões de matriz africanas, contribuir para a regularização dos documentos, terrenos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos, além de afirmar o caráter multiétnico da sociedade belorizontina.
Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) terá caráter consultivo e será composto paritariamente por membros da sociedade civil e do poder público. Seu objetivo é estimular a participação da sociedade na definição da Política de Promoção da Igualdade Racial. O CMPIR ficará vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sociais, cabendo à Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania prestar suporte técnico e administrativo ao seu funcionamento.
Serão atribuições do CMPIR organizar, em conjunto com o Poder Executivo, a Conferência Municipal de Igualdade Racial, que ocorre ordinariamente a cada dois anos, e estimular a participação comunitária no controle da execução do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, entre outras.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).