AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir problemas no atendimento do Julia Kubitschek

Usuários e servidores do hospital cobram melhorias

sexta-feira, 11 Dezembro, 2015 - 00:00
Usuários e servidores do hospital cobram melhorias - Foto: Adair Gomes (Fhemig)

Usuários e servidores do hospital cobram melhorias - Foto: Adair Gomes (Fhemig)

O atendimento prestado pelo Hospital Julia Kubitschek será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na terça-feira (15/12), às 19h, no salão da Paróquia Cristo Redentor, situada à Avenida Menelick de Carvalho, 180, Barreiro de Cima. Servidores e usuários do hospital reclamam da precariedade da infraestrutura, da falta de equipamentos, de médicos e de enfermeiros. Outra preocupação que será debatida na audiência é o papel a ser exercido pelo Julia Kubitschek após a inauguração do Hospital Metropolitano do Barreiro, que está prevista para acontecer no dia 12 de dezembro.

Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a audiência é aberta à participação de todos os interessados e será realizada nas proximidades da unidade para facilitar o comparecimento dos interessados. Fazem parte da lista de convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), da diretoria do Hospital Júlia Kubitschek, além dos deputados estaduais Doutor Jean Mark Freire Silva (PT) e Marília Campos (PT).

Perfil assistencial

O Hospital Júlia Kubitschek, localizado no Bairro Araguaia, foi inaugurado em 1958 e, a princípio, foi destinado ao tratamento de tuberculose. No final dos anos 1980, o hospital foi reformado e reequipado e passou a funcionar como Hospital Geral de abrangência regional. Atualmente, ele presta atendimento nas áreas de tisiologia, pneumologia, cirúrgia torácica, clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, odontologia e pré-natal. Urgências e emergências em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e gineco-obstetrícia também são atendidas pelo Julia Kubitschek. O Hospital presta, ainda, atenção integral aos pacientes com doenças complexas, como fibrose cística, hipertensão pulmonar e mioneuropatias, além de ser considerado referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.

Superintendência de Comunicação Institucional