O Plenário é a instância máxima de decisões do Poder Legislativo, formada pelo conjunto dos 41 vereadores. Em suas reuniões ordinárias, realizadas nos primeiros 10 dias úteis de cada mês (à exceção de janeiro), são discutidos e votados projetos de lei, propostas de emenda à Lei Orgânica e projetos de resolução que já passaram pelas comissões, além de requerimentos, se houver. A pauta, ou Ordem do Dia, é definida pelo presidente e publicada com no mínimo seis horas de antecedência
Além do tempo reservado para a discussão de cada proposição, durante a apreciação da pauta, na etapa seguinte da reunião os vereadores podem se manifestar sobre assuntos que considerem relevantes. As sessões do Plenário são abertas ao público e podem ser acompanhadas no local ou remotamente pelos canais da Câmara.
O termo “plenário” também se refere ao local onde acontecem as atividades regimentais. Na Câmara de BH existem cinco plenários com equipamentos de som e vídeo e mobiliário apropriado. No plenário Amintas de Barros, de maior dimensão e equipado com painel eletrônico de votação, são realizadas as reuniões do Plenário; quando disponível, pode ser utilizado para audiências com público mais numeroso, seminários e solenidades.
Nos plenários Camil Caram, Helvécio Arantes, Juscelino Kubitschek e Paulo Portugal ocorrem as reuniões de comissões, audiências públicas, projetos de formação e cursos de capacitação, palestras e outras atividades promovidas pela Escola do Legislativo e outros setores para públicos internos e externos.