Fluxo intenso de veículos e pessoas tumultua circulação em vias do Barreiro
Em visita parlamentar ao local, no Vale do Jatobá, BHTrans afirmou estudará o problema mas não tem prazo para apresentar projeto
Foto: Sidney Lopes/ CMBH
A interseção das avenidas Expedito de Faria Tavares e Solferina Ricci Pace, no Distrito Industrial do Vale do Jatobá, na região do Barreiro, é atualmente um ponto de conflito entre veículos e pedestres que circulam no local. São duas vias de mão dupla, o trânsito é intenso, todas as conversões de veículos são permitidas e praticamente não existe sinalização. A situação foi verificada, nesta sexta-feira (06/09), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, por solicitação do vereador Wesley Autoescola (PRP).
A técnica em Transporte e Trânsito da BHTrans, Edlaine Almeida, informou que é preciso um estudo detalhado do entorno da interseção das avenidas para definir uma solução. Segundo ela, o estudo envolve a coleta de dados sobre o fluxo de veículos e pedestres em diferentes horários; relatórios sobre acidentes no local e também sobre os locais de estacionamento permitido. “São levantamentos que demandam tempo e não é possível, no momento, definir prazo para a apresentação de um projeto”, concluiu.
Agravantes
Um dos agravantes dos problemas viários é o fluxo de pessoas que trabalham nas diversas empresas instaladas na região - apenas uma delas, de telemarketing, emprega cerca de seis mil funcionários e funciona 24 horas por dia. Além disso, existem conjuntos habitacionais, escolas e uma área comercial diversificada e movimentada.
Outra questão apontada pela comunidade local é o comércio “ilegal” ambulante que atua na região. “À noite, quando a fiscalização diminui, em frente dessa empresa de telemarketing, vira uma verdadeira feira. Após as 19h, é quase impossível transitar pelo local”, reclamou o comerciante Ramon Fernandes, que possui uma loja na Avenida Solferida Ricci Pacce.
Também participaram da visita o engenheiro da BHTrans, Fernando de Paula e Rezende, e o diretor administrativo da Regional Barreiro, Rogério Costa.
Superintendência de Comunicação Institucional