Câmara de BH se torna referência no combate à violência contra a mulher
Campanha ‘”Não disfarce a sua dor”, lançada em agosto, mobilizou vítimas de violência doméstica a procurarem atendimento no Legislativo
Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
“A qualquer sinal de violência, procure ajuda e denuncie. Não disfarce a sua dor”. Esta foi a mensagem que a Câmara Municipal de Belo Horizonte veiculou intensamente nos meios de comunicação nos últimos dois meses para divulgar os serviços do Ponto de Acolhimento e Orientação à Mulher em Situação de Violência, instalado no Núcleo de Cidadania da Casa desde maio de 2021, por meio de convênio com o Governo do Estado e a Polícia Civil. Na TV, no rádio, na internet, em jornais de grande circulação e de bairros, outdoors, busdoors, cartazes, bancas e folhetos, a campanha chegou às nove regionais da cidade.
Ampla divulgação
Além de informar à população que na Câmara de BH há um local exclusivo para atendimento, orientação e esclarecimentos sobre crimes de violência doméstica, a campanha incentiva as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressão. Assim, o Legislativo Municipal auxilia no combate aos crimes de gênero e, principalmente, contribui para a redução do feminicídio. Hoje, Minas Gerais figura como o estado com maior número desse tipo de crime no país, conforme informações do levantamento do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
A partir de peças gráficas como folhetos, cartazes e banners, a campanha foi veiculada em bancas de jornais, outdoors, minidoors, busdoors, jornais de bairro e em mídias de painéis de led nas nove regionais da capital. Para ampliar o acesso do belo-horizontino ao conteúdo de combate à violência doméstica, a campanha “Não disfarce a sua dor” esteve inserida nas redes sociais Instagram, YouTube e Facebook, além de sites e portais oficiais de notícias. Por meio das emissoras de rádio, vários roteiros de spots foram elaborados e veiculados. Assim como nas TVs, foram considerados métodos como horários, programas, audiência, abrangência e outros.
Entre os materiais divulgados pelos veículos de televisão e de internet destaca-se o vídeo de 30 segundos que orienta as vítimas de violência doméstica a denunciarem os maus-tratos. Os canais de atendimento anunciados foram o Ponto de Acolhimento no Núcleo de Cidadania (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), o telefone (31) 3555-1394 e o e-mail acolhimento.mulher@cmbh.mg.gov.br.
Maior procura pelo serviço
Dados repassados pela Polícia Civil atestam que o atendimento por telefone, WhatsApp e presencial aumentou consideravelmente com a veiculação da campanha, desenvolvida pela Superintendência de Comunicação da Câmara de BH. Também houve maior solicitação de medidas protetivas de urgência.
Durante sessenta dias, houve um intenso trabalho de divulgação nos meios de comunicação on e off-line. Como resultado, dezenas de pedidos de orientação jurídica, acolhimento social à mulher vítima de violência e solicitações de medidas protetivas de urgência, previstas em lei.
O Ponto de Acolhimento oferece serviços como registro de ocorrência, o que permite que a vítima solicite medidas protetivas previstas em lei, recebimento de orientação jurídica, acolhimento social e solicitação de investigações para apuração de fatos que envolvam violência doméstica/familiar contra a mulher. Além disso, quando necessário, o Ponto de Acolhimento encaminha a mulher a outras instâncias da rede de atendimento como casas de abrigo, delegacias de polícia, Defensoria Pública, Promotoria da Mulher e centros de atendimento psicológico.
Apoio de parceiros
Parcerias firmadas com outras instituições foram fundamentais para que a campanha conseguisse abranger um maior número de pessoas em Belo Horizonte. A parceria junto à Prefeitura de BH possibilitou a divulgação da campanha na frota de ônibus coletivos da capital, o que potencializou a disseminação da informação por todos os cantos da cidade. A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) distribuiu adesivos, cartazes, folhetos e porta-copos orientativos e informativos nos estabelecimentos das nove regionais de BH.
Já o Mineirão fixou dezenas de cartazes informativos nos banheiros do estádio. Também, no período de um mês, foram veiculados vídeos institucionais da campanha durante o pré-jogo das partidas disputadas pelos clubes Atlético e Cruzeiro, nos meses de agosto e setembro. Os times divulgaram peças gráficas da campanha nas suas redes sociais, sempre direcionando o atendimento e a orientação ao Ponto de Acolhimento e Orientação à Mulher em Situação de Violência do Legislativo Municipal.
Em seus canais nas redes sociais, emissoras de rádio e televisão, os portais e blogs de notícias contribuíram para ecoar a mensagem contra a violência à mulher. A presidente Nely Aquino (Pode), responsável pela instalação do Ponto de Acolhimento na Casa, foi convidada por diversas vezes a conceder entrevistas, porém, em respeito ao período eleitoral, os convites foram negados.
Pioneirismo da CMBH
O convênio entre a CMBH e o Governo do Estado fortaleceu a Rede de Apoio e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Minas, e a Câmara de Vereadores foi aplaudida pelo pioneirismo, já que é, oficialmente, a primeira do Brasil a possuir um ponto de acolhimento às vítimas dentro do espaço legislativo, o que gera maior sensação de acolhimento.
A inovação, o ambiente díspar de uma delegacia de polícia, além da capacidade de atendimento diário às vítimas de violência doméstica foram elogiados, e rendeu à CMBH a visita de representantes de casas legislativas de todo o país.
Superintendência de Comunicação Institucional