Comissão Especial foi ao Barreiro para fiscalizar obras contra enchentes
No roteiro das visitas, intervenções para contrução de reservatórios na região do Córrego Olaria e no Bairro das Indústrias
Foto: Claudio Rabelo/CMBH
As obras para implantação da bacia de detenção do Córrego Olaria e do reservatório de detenção do Bairro das Indústrias, ambas situadas no Barreiro, foram vistoriadas nesta terça-feira (25/7) pela Comissão Especial de Estudos sobre Drenagem Urbana. Na visita técnica, que teve como objetivo acompanhar o andamento das intervenções de macrodrenagem no local, a comitiva da Câmara constatou que, de forma geral, as obras estão adiantadas e que poderão em breve contribuir para mitigar o risco de enchentes e inundações no período das chuvas. O requerimento para a realização da vistoria foi apresentado pelos vereadores Irlan Melo (Patri), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Loíde Gonçalves (Pode), Marcos Crispim (PP) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), membros titulares do colegiado.
Segundo Henrique Castilho, que chefia a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sedecap), a Barragem Olaria tem capacidade de receber 70 mil m³ de água. A obra, que vai reduzir os riscos de inundação na região e, principalmente, a vazão d’água no Ribeirão Arrudas, na altura da Avenida Teresa Cristina, tem previsão de ser concluída em dezembro de 2023. A expectativa é que a intervenção também evite a inundação no Bairro João Paulo II, no Barreiro. Ainda de acordo com Castilho, está prevista a construção de uma pista de caminhada com cerca de 1.200 metros de extensão no entorno da bacia e do canal, totalmente iluminada com lâmpadas de LED.
O vereador Irlan Melo demonstrou satisfação com o cenário encontrado na Bacia do Olaria e afirmou ter ficado impressionado com o ritmo acelerado das intervenções. “A promessa é que até o final do ano a obra seja entregue e isso é muito importante porque vai impedir inundações na Tereza Cristina", destacou o parlamentar, que afirmou ainda ter percebido que os transtornos decorrentes dos trabalhos já foram minimizados na região.
Bairro das Indústrias
Já o reservatório de detenção do Bairro das Indústrias terá capacidade para 200 mil m³ de água e deve ser concluído em 2025. A regularização do canal do leito natural do córrego e o muro de gabião já foram concluídos. Atualmente, a PBH está em processo de licitação de projeto para o barramento. Segundo a Sudecap, um campo de futebol (que fica ao lado do córrego e pertence à cidade de Contagem) e a possibilidade de ter uma linha de metrô no entorno são complicações que o projeto terá que superar.
No local, o vereador Irlan Melo reconheceu a importância da intervenção e destacou sua preocupação com o prazo das obras. “Aqui também tem a questão envolvendo metrô. Me parece que a linha do metrô vai passar por aqui e isso vai demandar, antes de mais nada, uma conversa com a empresa que ganhou a privatização para definir onde passarão os trilhos, alertou o parlamentar. Novas visitas a obras para mitigação de enchentes estão agendadas para esta semana.
Superintendência de Comunicação Social