CULTURA

Livro gratuito na praça incentiva a cultura

Diploma de Honra ao Mérito dado pela CMBH a ONG Alegra A reunião especial, no plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal Belo Horizonte, na noite de quarta-feira, 29 de agosto, marcou o início de um evento que distribui gratuitamente livros em praças de Belo Horizonte.
quarta-feira, 29 Agosto, 2007 - 21:00
Diploma de Honra ao Mérito dado pela CMBH a ONG Alegra A reunião especial, no plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal Belo Horizonte, na noite de quarta-feira, 29 de agosto, marcou o início de um evento que distribui gratuitamente livros em praças de Belo Horizonte. Solicitada pela vereadora Sílvia Helena (PPS), a reunião homenageou com o diploma de Honra ao Mérito a Ong Alegra (Associação Laboriosa dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça).

De acordo com a vereadora, o diploma é um reconhecimento a uma entidade que “valoriza , divulga e trabalha pela democratização do hábito da leitura e da compreensão do mundo e do cotidiano”.

Apenas um terço de nossa população adulta alfabetizada tem o hábito da leitura. No País, 1, 3 mil municípios não possuem biblioteca pública, 90% não têm sequer uma livraria e 60% do nosso estoque de livros estão nas mãos de apenas 7% dos habitantes. Além disso, a ausência da leitura é um dos principais fatores do analfabetismo funcional que atinge, hoje, quase 40% da população brasileira.

Este ano, a distribuição de livros será domingo, 9 de setembro, a partir das 9 horas, na Praça da Liberdade. Serão doados 7 mil exemplares do livro “A Primeira Vez”, escrito por 24 escritores, entre eles dois autores selecionados em concurso nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  A obra, com 198 páginas, reúne contos e poesias.   O evento acontece há cinco anos.
 
A Ong Alegra é presidida pelo publicitário e escritor Fernando Fabbrini e tem entre seus colaboradores o professor José Mauro da Costa e o ex-vereador e publicitário Arthur Vianna.

Incentivo

Sílvia Helena também desenvolve um trabalho de incentivo à leitura. Ela montou uma biblioteca na favela Guaratã, na região Oeste da capital, com 300 volumes conseguidos por meio de doações. A biblioteca, “De Mãos Dadas com a Leitura”, outra iniciativa cultural da vereadora, será inaugurada no bairro Vista Alegre, também na região Oeste da cidade.

A parlamentar, que faz parte da Ong Alegra, disse que participa da entidade porque a proposta de levar cultura, revelar talentos e fazer novos amigos, tendo o livro como meio condutor e como cenário o local onde as pessoas se encontram, é uma idéia que deve ser abraçada por todos. Mais informações sobre a Ong, no site htp://livrodegracanapraca.blogspot.com

Informações no gabinete da vereadora Sílvia Helena (3555-1196/1197)