CIDADANIA

Núcleo já atendeu a mais de cem mil pessoas este ano

Só nos primeiros quatro meses de 2007, o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte já atendeu a quase 110 mil pessoas. Funcionando legalmente desde 2002, o Núcleo surgiu em 1992 quando dois serviços prestados pela Câmara Municipal – o Juizado de Conciliação, que funcionava  no 3º  andar do prédio e  o Posto de Identificação, no andar térreo – decidiram reunir o atendimento em um mesmo local.
domingo, 12 Agosto, 2007 - 21:00
Só nos primeiros quatro meses de 2007, o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte já atendeu a quase 110 mil pessoas. Funcionando legalmente desde 2002, o Núcleo surgiu em 1992 quando dois serviços prestados pela Câmara Municipal – o Juizado de Conciliação, que funcionava  no 3º  andar do prédio e  o Posto de Identificação, no andar térreo – decidiram reunir o atendimento em um mesmo local.

Observando o grande número de pessoas que circulam pela Câmara Municipal, diariamente, optou-se então por uma ação que auxiliasse o cidadão na rotina do dia-a-dia.   A partir da demanda registrada nos gabinetes por pessoas que  procuravam ajuda para emprego,  retirada de novos documentos ou solicitando assessoria jurídica, o Núcleo foi gradativamente ampliando os serviços oferecidos à população e hoje já são sete, incluindo o Refeitório.

Emprego

O Sine funciona como uma agência de emprego, onde os trabalhadores podem se cadastrar para vagas ou para receber o seguro-desemprego, e  atende a 80 pessoas por dia. No primeiro quadrimestre deste ano, atendeu a 5.864 pessoas.

Juizado de Conciliação

É um órgão do Poder Judiciário que oferece ao público espaço para resolver conflitos por meio da negociação. Os casos são resolvidos com a ajuda de um conciliador e 80% das demandas são resolvidas. Foram 1.100 atendimentos nos primeiros quatro meses do ano.

Posto de Identificação

Órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Posto foi instalado na Câmara Municipal com a finalidade de emitir carteiras de identidade e atestados de  antecedentes criminais. De janeiro a abril de 2007, foram 7.932 atendimentos.

Procon 

Objetiva revolver problemas entre consumidores e fornecedores. A partir do perfil das pessoas que procuram o  órgão, o Procon da CMBH   está  preparando uma campanha  contra o endividamento pessoal. O órgão vai distribuir uma cartilha com orientações  para que as pessoas evitem  problemas com  dívidas, financiamentos e empréstimos. O Procon resolve 80% dos casos que recebe e nos quatro primeiros meses deste ano atendeu  a  873 pessoas.

Internet Popular

Este projeto permite ao cidadão que transita pela Câmara o acesso gratuito à rede mundial de computadores. O objetivo é consolidar a cultura do uso da tecnologia de informática e combater a exclusão digital. São cinco terminais disponíveis entre 8h e 18 horas e cada usuário pode navegar durante 30 minutos. No quadrimestre foram 5.778 usuários.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216) e com a Coordenadoria de Assuntos Sociais (3555-1252) ou pelo Disque-Núcleo (0800 -722-1599)