Núcleo já atendeu a mais de cem mil pessoas este ano

Observando o grande número de pessoas que circulam pela Câmara Municipal, diariamente, optou-se então por uma ação que auxiliasse o cidadão na rotina do dia-a-dia. A partir da demanda registrada nos gabinetes por pessoas que procuravam ajuda para emprego, retirada de novos documentos ou solicitando assessoria jurídica, o Núcleo foi gradativamente ampliando os serviços oferecidos à população e hoje já são sete, incluindo o Refeitório.
Emprego
O Sine funciona como uma agência de emprego, onde os trabalhadores podem se cadastrar para vagas ou para receber o seguro-desemprego, e atende a 80 pessoas por dia. No primeiro quadrimestre deste ano, atendeu a 5.864 pessoas.
Juizado de Conciliação
É um órgão do Poder Judiciário que oferece ao público espaço para resolver conflitos por meio da negociação. Os casos são resolvidos com a ajuda de um conciliador e 80% das demandas são resolvidas. Foram 1.100 atendimentos nos primeiros quatro meses do ano.
Posto de Identificação
Órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Posto foi instalado na Câmara Municipal com a finalidade de emitir carteiras de identidade e atestados de antecedentes criminais. De janeiro a abril de 2007, foram 7.932 atendimentos.
Procon
Objetiva revolver problemas entre consumidores e fornecedores. A partir do perfil das pessoas que procuram o órgão, o Procon da CMBH está preparando uma campanha contra o endividamento pessoal. O órgão vai distribuir uma cartilha com orientações para que as pessoas evitem problemas com dívidas, financiamentos e empréstimos. O Procon resolve 80% dos casos que recebe e nos quatro primeiros meses deste ano atendeu a 873 pessoas.
Internet Popular
Este projeto permite ao cidadão que transita pela Câmara o acesso gratuito à rede mundial de computadores. O objetivo é consolidar a cultura do uso da tecnologia de informática e combater a exclusão digital. São cinco terminais disponíveis entre 8h e 18 horas e cada usuário pode navegar durante 30 minutos. No quadrimestre foram 5.778 usuários.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216) e com a Coordenadoria de Assuntos Sociais (3555-1252) ou pelo Disque-Núcleo (0800 -722-1599)