Termo para implantação de instituto no Barreiro foi assinado nesta manhã
Professor Juliano Lopes destacou importância da instituição para desenvolvimento educacional e economia da região

Foto: Cristina Medeiros/CMBH
"Um dia histórico para Belo Horizonte e para a Região do Barreiro". Assim o presidente da Câmara Municipal de BH, Professor Juliano Lopes (Pode), definiu a manhã desta quinta-feira (28/8), na solenidade de assinatura do termo de compromisso que institui a Operação Urbana Simplificada (OUS) para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na Região do Barreiro. Realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, a reunião contou com as presenças do prefeito Álvaro Damião, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), vereadores da capital, deputados estaduais e federais, e dirigentes de instituições de ensino. Professor Juliano Lopes destacou a importante mobilização da comunidade do Barreiro para a conquista do centro de ensino, e ressaltou o potencial de "transformação social" que o instituto poderá promover na vida de jovens e adolescentes da cidade. O campus Belo Horizonte será o 18° do IFMG em Minas Gerais e o primeiro na capital. A expectativa é que as obras sejam entregues dentro de dois anos e, quando estiver operando com sua capacidade total, a unidade deve ofertar 1,5 mil vagas, sobretudo nas áreas de meio ambiente e saúde.
Mobilização da comunidade
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, todos de forma gratuita. Atualmente a entidade possui 18 unidades em Minas Gerais e, além de Belo Horizonte, as cidades de Bom Despacho e João Monlevade também estão sendo beneficiadas com a chegada de polos de ensino. A implantação do campus Belo Horizonte envolveu conversas que foram iniciadas há cerca de um ano e meio e, inicialmente, a previsão era de que a unidade fosse instalada no bairro Buritis. Após intensa mobilização dos moradores da Região do Barreiro, que apresentaram, em menos de uma semana, um abaixo assinado com mais de 12 mil assinaturas, a região foi escolhida para sediar o IFMG/BH.
Operação Urbana Simplificada (OUS)
Para a implantação do instituto federal no Barreiro, a prefeitura enviou à Câmara Municipal uma proposta de Operação Urbana Simplificada (OUS), com contrapartidas para governo federal para o uso do terreno, localizado na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as Ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia, que irá abrigar o IFMG/BH. Na CMBH, após concordância e mobilização dos parlamentares, o Projeto de Lei (PL) 396/2025 teve sua tramitação acelerada, sendo apreciado e votado em dois turnos em pouco mais de 30 dias. No início da tarde desta quinta-feira (28/8), o projeto de lei teve sua redação final aprovada na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e agora segue para sanção do prefeito. Professor Juliano Lopes celebrou a celeridade, que deve favorecer o desenvolvimento da região e da vida das pessoas.
“O Barreiro tem quase 300 mil habitantes. Fazemos divisa com Contagem e Ibirité. Tenho certeza de que o IFMG será um instrumento de transformação social na região. Estou muito feliz de hoje estar finalizando esse projeto que iniciamos com a comunidade do Barreiro há quase dois anos”, celebrou Professor Juliano Lopes.
Além do presidente da Câmara, compareceram à cerimônia as vereadoras Iza Lourença (Psol), Janaina Cardoso (União) e Luiza Dulci (PT), além dos vereadores Bruno Miranda (PDT), Dr. Bruno Pedralva (PT), Irlan Melo (Republicanos), Helinho da Farmácia (PSD) e Wanderley Porto (PRD).
Bom Despacho e João Monlevade
Durante o evento, também foram assinados os termos para início da construção de blocos pedagógicos do IFMG para os campi de Bom Despacho e João Monlevade. As unidades estão recebendo aportes financeiros, respectivamente, de R$ 7 milhões e R$ 6 milhões. Os recursos são oriundos do governo federal, por meio do Ministério da Educação.
Superintendência de Comunicação Institucional