HOMENAGEM

Movimento de Luta Pró-Creches comemora 28 anos na Câmara

Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC) comemora os 28 anos O Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC) é uma organização social, sem fins lucrativos, sem distinção de credo ou de raça, cor, sexo ou religião, que congrega 135 creches e centros infantis comunitários, filantrópicos e confessionais do município de Belo Horizonte.  Com objetivo de homenagear os 28 anos do MPLC e apresentar sua nov
domingo, 21 Outubro, 2007 - 22:00
Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC) comemora os 28 anos O Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC) é uma organização social, sem fins lucrativos, sem distinção de credo ou de raça, cor, sexo ou religião, que congrega 135 creches e centros infantis comunitários, filantrópicos e confessionais do município de Belo Horizonte.  Com objetivo de homenagear os 28 anos do MPLC e apresentar sua nova mesa diretoria, o vereador Carlos Henrique (PR) realizou uma reunião especial, sexta-feira, 19 de outubro, no plenário Amynthas de Barros.

“Nada mais justo do que homenagear esse movimento, que tem toda uma história de luta, perseverança e prestação de serviços há milhares de famílias, sobretudo as mais carentes da nossa cidade”, ressaltou o vereador. Ele também ressaltou a importância da posse da nova diretoria.

O MLPC estende ações articuladas com os municípios de Contagem, Betim e Ibirité. O movimento atende atualmente cerca de 30 mil crianças e jovens de 0 a 14 anos, 5 mil mulheres trabalhadoras e 10,5 mil famílias de 500 comunidades da periferia de Belo Horizonte.

O presidente, Paulo Fernandes Cardoso, ressaltou a responsabilidade de seu novo cargo. “São 28 anos de luta trabalhando na defesa das crianças e adolescentes de Belo Horizonte. Nossa responsabilidade é grande. Pretendo continuar esse trabalho com muita seriedade e transparência”, disse.

Durante a reunião, crianças e adolescentes fizeram apresentações artísticas. Os alunos da Creche Sociedade Irmãos da Criança encenaram “Carinho de Boneca”, de autoria de Kety Buches, e as crianças de quatro a cinco anos da Creche Caiçaras dançaram ao som da música “Quando te vi”, de Ronaldo Bastos. Duas alunas da Creche Sociedade Irmãos da Criança também fizeram uma encenação da música “Flor de Mamulengo”, de Bia Beldram.

A ex-aluna Márcia Maria Vieira falou sobre sua trajetória de vida. “Trabalho há 18 anos na creche Vila Piratininga. Anteriormente, atendia cerca de 30 crianças e hoje atendo 130. Sempre gostei de ajudar as educadoras, e com 15 anos fui convidada a trabalhar com o maternal III. Atualmente, com muito orgulho, sou coordenadora pedagógica da creche. Sinto-me uma vencedora, acredito que juntos somamos força para mudarmos o futuro de nossas crianças”.

Durante a homenagem foram expostos, em frente ao plenário, fotos dos eventos realizados pelas creches, além de peças de artesanato confeccionadas pelas crianças e adolescentes. De acordo com Eneida Santos de Oliveira, responsável pelo evento e que está a oito anos realizando esse trabalho, é muito gratificante poder ajudar crianças a ter uma vida mais digna. “Sinto-me feliz, porque muito do que eu aprendi devo a esse trabalho”, afirmou.

Nova diretoria

Os membros da nova diretoria do Movimento de Luta Pró-Creches são: o presidente Paulo Fernandes Cardoso, da Creche Casinha dos Anjos; a vice-presidente Cheila Abras Rajão, da Creche Santa Maria Madalena; o 1º secretário Clever Alves Machado, da Creche Amélia Crispin; o 2 º secretário Carlos Eduardo Silveira Gonçalves, da Creche Dona Quita Tolentina; a 1ª tesoureira Sônia Amâncio, da Creche Maria Floripes; e a 2º tesoureira Vera Lúcia Leles, da Creche Maria Floripes.

Os membros do conselho fiscal são: Diva Souza dos Santos da Creche Lar Cristão; Sônia Maria Otoni Silva, da Creche Maria Chiquinha; Ely César de Ávila, da Creche Caiçaras; Helen Nice Teixeira da Silva, da Creche Casinha da Vovó; Shirley Aparecida do Carmo Pimenta, da Creche Casinha da Vovó; e Marly Silva Coutinho de Matos, da Creche Sociedade Irmãos da Criança.

Informações no gabinete do vereador Carlos Henrique (3555-1161/1163)