TRANSPORTE PÚBLICO

GPS pode monitorar, em tempo real, os ônibus de BH

Projeto da vereadora Neuzinha Santos propõe monitoramento do transporte público da capital Já está em tramitação, na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto de lei 1.528/07, de autoria da vereador
terça-feira, 20 Novembro, 2007 - 22:00
Projeto da vereadora Neuzinha Santos propõe monitoramento do transporte público da capital Já está em tramitação, na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto de lei 1.528/07, de autoria da vereadora Neusinha Santos (PT), líder de governo na Câmara Municipal, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa BH Transporte Público e Hora Certa.

O programa quer monitorar, em tempo real, os ônibus da cidade pelo GPS – Sistema de Posicionamento Global -, com o acesso podendo ser feito por portadores de ‘pager’ e de telefone celular, procurando atingir, assim, o maior número de usuários do transporte coletivo da capital mineira.

A proposta tem ainda como objetivo disponibilizar informações de horários das linhas de ônibus que servem à população da cidade. A implantação começa pelo hipercentro, nos corredores de ônibus e nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, com a colocação de painéis eletrônicos ou digitais, informando sobre horários de chegada e saída dos ônibus.

O projeto propõe ainda que o Executivo busque parcerias, garantindo o apoio e o patrocínio da iniciativa privada, para a implantação do programa. Além de melhorar o atendimento aos usuários de ônibus, a proposta visa incentivar o uso público do transporte coletivo e, principalmente, o respeito ao cidadão.

Amigo da Carona

Também de autoria de Neusinha Santos, o projeto 1.529/07 está tramitando na Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Fred Costa (PHS). Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa BH Transporte Solidário Amigo da Carona, a fim de estimular o uso da capacidade máxima de passageiros de um automóvel, reduzir o número de veículos para o hipercentro, além de fortalecer a relação comunitária.

Depois do projeto ser aprovado na Câmara Municipal, caberá ao Executivo a criação de um banco de dados disponível na internet, com informações sobre nomes, endereços, telefones, e-mails, rotas e horários dos usuários interessados em participar do programa. Efetuado o cadastro, será emitido um documento com a identificação, adesão e regulamento do programa.

O Executivo buscará parcerias, junto à iniciativa privada, para a implantação desse projeto, com cooperação também de entidades da área de transportes e de  Organizações não governamentais (ONG’s), interessadas em divulgar e promover essa cultura do transporte solidário.

Os veículos, que aderirem ao programa, vão receber adesivo com a seguinte logomarca: ‘Programa BH Transporte Solidário Amigo da Carona’. Terão ainda acesso privilegiado ao hipercentro, com definição de pontos de embarque e desembarque dos passageiros.

Informações no gabinete da vereadora Neusinha Santos (3555-1149/1150)