CULTURA
Câmara lança amanhã o "Projeto Cuca"

domingo, 16 Março, 2008 - 21:00


Organizado pela Escola do Legislativo, o objetivo do projeto é descobrir e valorizar os talentos artísticos dos servidores, que poderão divulgar seus trabalhos, além de proporcionar lazer aos funcionários. Cinema, literatura, música, artesanato e dança são algumas das manifestações artísticas que serão apresentadas.
O lançamento contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal, vereador Totó Teixeira (PR); dos vereadores Ana Paschoal (PT), membro do conselho deliberativo da Escola do Legislativo e Anselmo Domingos (PTC), corregedor da Casa; e da gerente da Escola do Legislativo, Solange Fátima de Oliveira Magalhães. Representando a UFMG, os professores Antônio Fialho, Artur Ricardo, Maurício Gino e Chico Marinho.
Medo de altura
O funcionário Rafael Guimarães, recém-formado em Cinema de Animação pela UFMG, exibirá o curta-metragem de sua autoria, “Betinho", um palhaço que adora tirar fotos. Para ajudar um passarinho que caiu de uma árvore enorme, Betinho precisou enfrentar o medo de altura.
O curta-metragem tem duração de quatro minutos. Rafael Guimarães disse que ficou seis meses trabalhando na produção. “É um processo muito demorado, fiz várias pesquisas para usar como referência na criação do cenário e dos personagens”, contou. “As pessoas pensam que com a ajuda do computador, tudo ficou mais fácil. Mas é fundamental o domínio da técnica”, ressaltou.
Outros curtas produzidos pelos alunos do curso de Cinema e Animação também serão apresentados amanhã, com comentários intercalados por professores da universidade. “A análise feita pelos acadêmicos é uma forma de a Câmara somar o talento interno com nomes reconhecidos na área cultural”, lembrou o membro do Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo, Marcos Alvarega Mudado.
O primeiro evento do “Cuca” é uma parceria da Câmara com a Escola de Belas Artes da UFMG. “Essa é uma iniciativa pioneira. Esperamos trazer cultura à Câmara e promover uma maior integração com a sociedade”, disse Mudado.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216) e na Escola do Legislativo (3555-1255).