INAUGURAÇÃO
Estação de Integração Vilarinho do metrô é inaugurada
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Totó Teixeira (PR), e os vereadores Valdir Vieira ‘Índio’, (PTN), Silvinho Rezende (PT) e Geraldo Félix (PMDB) participaram na manhã de ontem, quinta-feira, 24 de abril, da inauguração da estação Vilarinho do Metrô de Belo Horizonte.
quarta-feira, 23 Abril, 2008 - 21:00

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Totó Teixeira (PR), e os vereadores Valdir Vieira ‘Índio’, (PTN), Silvinho Rezende (PT) e Geraldo Félix (PMDB) participaram na manhã de ontem, quinta-feira, 24 de abril, da inauguração da estação Vilarinho do Metrô de Belo Horizonte.
A obra, construída com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , recebeu investimentos da ordem de R$ 33 milhões e é considerada a maior do sistema intermodal de transporte coletivo (ônibus-metrô) operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Trata-se da primeira do gênero a ter a administração em parceria com a iniciativa privada.
Até o final do próximo mês estarão definidas as 16 linhas municipais e as 26 intermunicipais que irão utilizar o terminal dentro do sistema de integração. A entrada em operação do novo terminal eleva de 120 mil para 130 mil o número de passageiros atendidos naquela região.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara Municipal, que é um defensor da expansão do metrô de Belo Horizonte, sobretudo com a conclusão do trecho Barreiro-Calafate, ouviu o superintendente de Trens de Belo Horizonte, Jackson Antunes, dizer que já entregou ao presidente Lula proposta solicitando não só o término do trecho Barreiro-Calafate, chamado de linha 2, levando esse ramal até a área hospitalar com a construção de parte do percurso em linhas subterrâneas na avenida Amazonas.
A proposta também prevê a construção da linha 3, que sai da Pampulha , passa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e chega ao centro da cidade. "Essas obras são importantes para aumentar a infra-estrutura de transporte em Belo Horizonte em função do desejo da cidade de ser uma das 7 praças que irão sediar jogos da Copa do Mundo em 2014" , destacou Jackson Antunes.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse que Belo Horizonte, com certeza, será uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil. "Por isso precisará de um transporte coletivo eficiente para garantir o deslocamento da população, seja por metrô, vias expressas ou assemelhadas para trens leves", assegurou. "O PAC do transporte vai garantir recursos para estas obras e nos próximos meses vamos começar a discussão sobre o que precisamos fazer", anunciou.
O vereador Totó Teixeira gostou do que ouviu. disse que a expansão do metrô, incluindo o trecho que vai até o Barreiro, irá beneficiar a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. "É uma decisão que vai atender uma demanda de mais de 400 mil passageiros".
Também participaram da cerimônia, o vice-presidente José Alencar; a sub-secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Políticas Regionais, Madalena Franco Garcia; o secretário Municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares; e Elionaldo Maurício Magalhães, presidente da CBTU.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).