AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discute intervenções na avenida Bernardo Vasconcelos

Comissão discute intervenções na avenida Bernardo Vasconcelos A requalificação viária da avenida Bernardo Vasconcelos foi tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 1º de dezembro.
quarta-feira, 3 Dezembro, 2008 - 22:00
Comissão discute intervenções na avenida Bernardo Vasconcelos A requalificação viária da avenida Bernardo Vasconcelos foi tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 1º de dezembro.

O debate ocorreu no Plenário Camil Caram e foi presidido pelos vereadores Luzia Ferreira (PPS) e Anselmo José Domingos (PTC), que fizeram o requerimento para a reunião. A líder de governo na Casa,  Neusinha Santos (PT), também esteve presente à audiência.

Luzia Ferreira fez uma contextualização da avenida Bernardo Vasconcelos em relação às obras da Linha Verde. A parlamentar destacou a importância da identificação das possibilidades de obras e modificações a serem feitas no local. “O que cabe para a avenida é uma intervenção estrutural, e não apenas uma requalificação ou verticalização”, afirmou.
O vereador Anselmo José Domingos, corregedor da Câmara, ressaltou que a drenagem das águas de chuva tem se mostrado um problema preocupante em toda a capital. Ele afirmou que será necessária uma discussão mais aprofundada, caso a avenida sofra as modificações previstas.

Várias reivindicações de melhorias do local foram apresentadas por moradores, como a recuperação da camada asfáltica, a revisão do plano viário, a redefinição e instalação de sinalização e rotatórias, a recuperação dos passeios laterais e dos equipamentos de ginástica ao longo da avenida, o tratamento paisagístico para melhorar o clima da região onde as pessoas praticam exercícios, e a abertura de um retorno abaixo do viaduto de acesso ao Minas Shopping, entre outras.
“A avenida, além de ser uma via de interligação das regiões Nordeste e Noroeste, serve também para escoamento de tráfego de vários bairros de Belo Horizonte e como local de lazer e prática de exercícios para a população”, afirmou o representante da Associação de Condôminos do Complexo Condominial dos Jardins (ASSOJARDINS), Geraldo Magela da Silva.

O secretário de Administração Regional Municipal Nordeste, Cláudio José Vilela, explicou que os trabalhos da avenida Bernardo Vasconcelos começaram com foco na viabilização de melhor drenagem para a via. Ele esclareceu ainda o projeto da denominada Via 710 e o Projeto Vias Urbanas (VIURBES), relacionando-os às obras planejadas. “Em virtude da construção da Linha Verde, foi feito um estudo sobre a drenagem adequada para a avenida, mas infelizmente, devido à atual realidade, terão que ser refeitos”, disse.

Cláudio Vilela esclareceu ainda que novos estudos deverão ser desenvolvidos pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), visando a readequação da drenagem para a via.

Compondo a mesa, estiveram também presentes: Waldemar Pedro Filho, representante da Comissão Comunitária Linha Verde Humana; Rosângela Pastana, representando a Comissão de Transporte e Trânsito Nordeste; e o advogado e morador do bairro Palmares, José Alfredo Jaques.      
                       
Informações nos gabinetes dos vereadores Luzia Ferreira (3555-1303/3555-1304), Anselmo José Domingos (3555-1172/3555-1173) e Neusinha Santos (3555-1149/3555-1150) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).