Moradores da Vila fazem apelo à presidente da CMBH
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira (PPS), recebeu hoje, no final da tarde (4 de fevereiro), uma comissão de moradores da Vila Acaba Mundo, no Sion.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira (PPS), recebeu hoje, no final da tarde (4 de fevereiro), uma comissão de moradores da Vila Acaba Mundo, no Sion.
Acompanhados da ex-vereadora Sílvia Helena (PPS), eles fizeram um apelo à vereadora para intermediar as negociações com a Prefeitura de Belo Horizonte que vetou o projeto de lei 1.735/08 que declarava de utilidade pública e de interesse social, para fins de desapropriação, os terrenos da vila.
Acordo
O projeto foi aprovado em segundo turno, na votação em plenário realizada no dia 15 de dezembro de 2008, mas o prefeito Marcio Lacerda (PSB) vetou a proposta.
Luzia Ferreira acredita em um acordo entre os moradores e a PBH, antes da votação do veto em plenário, prevista para março, para evitar a derrubada do veto pelos vereadores, o que pode provocar uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) por parte do município. “Vamos construir uma negociação até lá”, realçou a presidente do Legislativo.
Participaram também da reunião com a comissão de moradores os vereadores Adriano Ventura (PT), Elaine Matozinhos (PTB), Leonardo Mattos (PV), Sérgio Fernando (PHS) e João Oscar (PRP) que receberam o apoio do vereador Alexandre Gomes (PSB).
O parlamentar Leonardo Mattos já havia se reunido na última terça-feira com o secretário municipal de Governo, Josué Valadão, e outras autoridades da PBH para regularizar a situação fundiária da vila, com a urbanização e o reassentamento dos moradores.
A Vila Acaba Mundo fica na Zona Sul da cidade, encravada entre os bairros Sion e Mangabeiras, junto à praça JK. São 357 famílias, cerca de 1.600 pessoas, que ocupam uma área de 35 mil metros quadrados.
Essa ocupação começou em 1950, com a instalação da Mineradora Lagoa Seca. O valor das indenizações é estimado, pela Urbel, em R$ 30,00 o metro quadrado, seguindo o valor pago a moradores do Morro das Pedras, na Zona Oeste da cidade.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105 / 1216).