AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores de Venda Nova rejeitam saída de batalhão da PM do Bairro Céu Azul

Encontro deve debater o assunto na terça (9/9). Há décadas, 15ª Companhia da Polícia Militar estaria no mesmo endereço

sexta-feira, 5 Setembro, 2025 - 14:30
Viaturas em frente a Batalhão da Polícia Militar

Foto: Google Street View

Entender os motivos e as implicações, bem como buscar alternativas para a possível saída da 15ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) do Bairro Céu Azul. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública realiza na terça-feira (9/9), às 10h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O pedido de debate é do vereador Wagner Ferreira (PV), que foi procurado por moradores da Região de Venda Nova. Eles se queixaram da transferência da unidade que, segundo relatos, há décadas funciona no mesmo endereço - na Rua Maria Regina de Jesus, n° 759, no Bairro Céu Azul. O encontro será no Plenário Camil Caram e pode ser acompanhado presencialmente ou de forma remota, no portal ou no canal da CMBH no YouTube.

Impacto da mudança para a segurança dos moradores

Segundo reclamações que chegaram ao gabinete de Wagner Ferreira, a alteração de sede retirará a Companhia do bairro após "décadas de presença e de estreito vínculo com a comunidade local". Tal mudança, avaliam os moradores, traria impactos negativos à segurança pública e ao bem-estar da comunidade, já que a proximidade física da unidade policial contribui para o policiamento ostensivo; para a prevenção da criminalidade e para a rápida resposta às ocorrências.

A audiência pública deve ouvir representantes da Polícia Militar, da Prefeitura de Belo Horizonte, da comunidade e de órgãos competentes na regularização fundiária. O objetivo é entender os motivos e as implicações que a mudança de endereço da 15ª Companhia trará.

“Queremos compreender o impacto da mudança para a segurança dos cidadãos da Região de Venda Nova e ouvir alternativas que permitam a permanência da unidade no endereço atual ou em outro local igualmente estratégico no bairro Céu Azul”, destaca Wagner Ferreira.

Convidados

Entre os convidados para a audiência pública estão representantes da 15ª Companhia da PMMG; do 49º Batalhão da PMMG; do Comando Geral de Policiamento Capital; e da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais. Também foram chamadas as Secretarias Municipais de Governo; de Administração Logística e Patrimonial; e de Política Urbana; além da Gerência Regional de Manutenção Regional Venda Nova; da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil; e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Superintendência de Comunicação Institucional