Comissão debate Carnaval 2010
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou uma audiência pública hoje, 1º de abril, para debater o Carnaval 2010. A reunião foi solicitada pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB).

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou uma audiência pública hoje, 1º de abril, para debater o Carnaval 2010. A reunião foi solicitada pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB).
A sessão ocorreu às 14 horas, no Plenário Paulo Portugal. Representantes de variados segmentos sociais, dentre eles poder público, escolas de samba e sociedade civil organizada, discutiram o impasse que impede a transferência do espetáculo da Via 240, no bairro Novo Aarão Reis, região Nordeste da capital, para o centro, onde era realizado anteriormente.
Segundo o vereador Léo Burguês de Castro, o problema é corriqueiro, porque tudo é deixado para a última hora. O parlamentar disse que o tempo é um inimigo, porque as coisas não são de forma hábil, o que dificulta a organização do evento. “Este é só o primeiro encontro de vários que teremos ao longo do ano. Tenho certeza de que conseguiremos alcançar nossos objetivos”, assegurou.
O diretor de eventos da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (BELOTUR), Arthur Viana, afirmou que é desejo de todos que o espetáculo retorne para a região central.
“Vamos estudar com a prefeitura o que pode ser feito para que esse projeto se confirme". A BELOTUR organiza e apoia um total de 37 eventos relacionados ao carnaval, em parceria com a comunidade. "Tudo o que pudermos fazer para que 2010 seja bem melhor será realizado. Afinal, o maior aliado nós temos, que é o tempo", explicou.
Luiz Carlos Novaes, representante da Escola Samba 10, parabenizou os vereadores e todos os envolvidos, direta e indiretamente com a organização do evento, e também a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, iniciativa do vereador Hugo Thomé (PMN).
Novaes também defendeu a necessidade da definição de um local para ensaio das agremiações, uma vez que poucas possuem espaço próprio. “Vários setores sociais estão aqui, em peso, para fazer do carnaval de BH o melhor do país. Bom material nós temos.
Só necessitamos de mais organização e de condições dignas para preparar melhor as apresentações”, reivindicou o carnavalesco.
Estiveram presentes os vereadores Arnaldo Godoy (PT), Ronaldo Gontijo (PPS), Hugo Thomé (PMN) e Edinho Ribeiro (PT do B). Compareceram ainda à reunião Sérgio Ramos, da Escola de Samba Nova Era; mestre Afonso, do Jornal Correio Musical; Ingrid Dias, gerente de avaliação da BELOTUR e Marco Antônio Pereira, do Bloco Por Acaso.
Diligência
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Lazer e Turismo também aprovou o parecer do relator, vereador Ronaldo Gontijo (PPS), ao pedido de diligência ao Projeto de Lei 55/09, de autoria do vereador Fred Costa (PHS). A proposta torna gratuita a passagem em eventos históricos e turísticos em ônibus de turismo para os alunos da rede pública municipal de escolas de Belo Horizonte.
Informações no gabinete do vereador Léo Burguês de Castro (3555-1202/3555-1203) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).