Vereador participa de homenagem aos 100 anos de Dom Helder



O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por iniciativa do deputado estadual Durval Ângelo (PT). A reunião especial teve o intuito de homenagear um dos maiores defensores dos direitos humanos do país, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Para o vereador Adriano Ventura, que é membro do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, o homenageado foi um homem à frente de seu tempo, que se destacava por qualidades raras na sociedade atual. “Ele soube mesclar muito bem simplicidade, amor e a coragem dos audaciosos, que são características que faltam à sociedade pós-moderna”, afirmou. “Quem diria que um homem de aparência frágil tivesse um discurso tão eloquente a ponto de desafiar os poderosos de seu tempo?”, enfatizou.
Receberam placas de homenagem, no Salão Nobre da Assembléia Legislativa, o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Ministério Público de Minas Gerais, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, o Instituto Helena Greco, o Centro Vhiver, o Grupo de Amigos e Parentes de Pessoas em Privação de Liberdade, o Vicariato Episcopal para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Convenção Batista Mineira, o Projeto Novos Rumos da Execução Penal, o Instituto Dom Helder Câmara de Recife (PE) e o seminarista Geilson Cajui Laureano, representando a família de Dom Helder e a Arquidiocese de Fortaleza (CE).
Durante a solenidade houve exibição de vídeos e apresentações artísticas, entre elas a do músico Pereira da Viola e a do Coral da Igreja Nossa Senhora das Dores de Contagem. “Dom Helder Câmara foi um mensageiro da paz. Ele soube tratar com misericórdia e respeito aqueles que, no regime militar, ceifaram a liberdade e a vida de muitos”, finalizou o vereador Adriano Ventura.
Informações no gabinete do vereador Adriano Ventura (3555-1194/ 3555-1195) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).