HOMENAGEM
CMBH entrega título de cidadania a João Batista de Almeida
{mosimage}A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) reuniu-se, em caráter solene, no dia 20 de junho, para a entrega do Diploma de Cidadania Honorária de Belo Horizonte a João Batista de Almeida, por indicação do vereador Hugo Thomé (PMN). O parlamentar decidiu homenagear João Batista de Almeida por sua trajetória profissional e pessoal.
domingo, 28 Junho, 2009 - 21:00

{mosimage}A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) reuniu-se, em caráter solene, no dia 20 de junho, para a entrega do Diploma de Cidadania Honorária de Belo Horizonte a João Batista de Almeida, por indicação do vereador Hugo Thomé (PMN). O parlamentar decidiu homenagear João Batista de Almeida por sua trajetória profissional e pessoal.
“Recebi a homenagem com maior alegria do mundo. Foi uma surpresa também. Nasci na Zona da Mata em Juiz de Fora, vim para Belo Horizonte com 19 anos, concentrei aqui meus esforços, estudei, me profissionalizei e constitui família”, disse João Batista. “Belo Horizonte é a melhor cidade do Mundo, eu adotei a cidade como minha cidade natal, mesmo não sendo. BH me acolheu de uma forma extraordinária e realmente me considero um Belo-horizontino” relatou o homenageado expondo seus sentimentos e agradecendo também o vereador pela iniciativa e reconhecimento. Para João Batista, receber esta homenagem foi motivo de muita alegria, ele se sentiu honrado pelo reconhecimento do trabalho de toda uma vida.
Histórico de João Batista de Almeida
Nasceu em 1935, na Vila de Torreões, distrito de Juiz de Fora, ainda muito jovem mudou-se para Belo Horizonte para concluir seus estudos e trabalhar na empresa de seu irmão, José Resende. Concluiu o curso técnico em Contabilidade na Escola Inconfidência, com o título de Bacharel no IMACO, começou dando aulas nas cidades de Belo Horizonte e Divinópolis. Em 1970 criou sua própria empresa a Jobal Contabilidade de BH. Sempre foi interessado por assuntos sindicais, e logo em sua primeira candidatura , assumiu a presidência da entidade em defesa da classe contábil por 3 mandatos consecutivos.
Além de criar outros sindicatos no interior de minas, também foi fundador da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais FECON-MG, ajudando ainda a fomentar a Academia Mineira de Ciências Contábeis. Bem relacionado na área política, o homenageado encontrava-se regularmente com parlamentares de Minas e Brasília, sugerindo alterações de leis e combatendo projetos confusos.
Em 1982 assumiu a presidência do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, onde implantou projetos que geram grande repercussão, como o programa de Fiscalização de Empresas, que aumentou de forma geométrica o mercado de trabalho e serviu de modelo.
Ampliou o patrimônio da entidade e como resultado assumiu o cargo de vice-presidente de Fiscalização do Exercício Profissional no Conselho Federal de Contabilidade. Em 1990 criou a SESCON/MG, Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis em MG, assumindo a presidência da entidade de 1994 a 2008. Hoje, o contador ocupa o cargo de Diretor para Assuntos Sindicais da Gestão 2008/2011 do SESCON.
Presença
Estiveram presentes na solenidade os filhos do homenageado, Cristiane Beatriz Almeida Badaró, Sauro Henrique de Almeida, Vânia Castro e Marcelo Henrique de Almeida. O Presidente da reunião entregou para o homenageado o Diploma de Cidadania Honorária de Belo Horizonte e entregou, também, flores às filhas do homenageado, Cristiane Beatriz Almeida Badaró e Vânia Castro. E logo após a entrega das honras, todos assistiram à apresentação de vídeo sobre João Batista de Almeida.
Compuseram a mesa da reunião o Deputado Federal Carlos William; o Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - FENACON -, Antônio Marangon; o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Paulo Sérgio Consentino; o Membro do Conselho de Contribuintes de Minas Gerais, Luiz Fernando Castro Trópia; o Presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais - SESCON-MG -, Luciano Alves de Almeida; o Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Minas Gerais, Orias Batistas Freitas; e o Ex-Presidente do SESCON, José Javier Culha.
Informações no gabinete do vereador Hugo Thomé (3555-1128) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).