
“A Minas, terra generosa, onde plantei meus desejos e colhi filhos, amigos, reconhecimento e afeto...” A Câmara Municipal de Belo Horizonte – CMBH entregou diploma de Cidadania Honorária a Sacha Calmon Navarro Coelho, autor da frase acima e reconhecido como um exemplar tributarista. A reunião aconteceu no plenário Amynthas de Barros às 19:51h do dia 2 de julho, em reunião solene indicada pelo Vereador Pablo César – Pablito (PTC).
Presidiu a reunião o segundo secretário da mesa diretora da CMBH, o Vereador Bruno Miranda(PDT) que relatou; “ A CMBH sente-se honrada em homenagear o tributarista, que contribuiu enormemente para ciência jurídica e a sociedade com as obras publicadas no ramo do conhecimento do direito”
O Vereador Pablo Pablito motivou-se a homenagear o Soteropolitano pelo seu ilustre trabalho e carreira, que em grande parte foram construídas na capital Mineira.
“Sacha Calmom reside em Belo Horizonte e com isso contribui para divulgá-la pelo Brasil e mundo afora. Nós, belo-horizontinos, nos sentimos honrados, e muito, em hospedar um cidadão como Sacha Calmom” relatou o vereador e entregou o diploma de Cidadania Honorária ao homenageado.
Sacha Calmom Navarro Coelho, em agradecimento à homenagem do povo belo-horizontino, reportou-se à citação feita pelo poeta Baiano Castro Alves, que leu o texto a que ele fez referência em 2 de julho, de 1868, no teatro municipal de São Paulo.
Sacha Calmom prosseguindo seu discurso lembrou-se da dedicatória em seu livro e homenageou o Estado de Minas Gerais: “A Minas, terra generosa, onde plantei meus desejos e colhi filhos, amigos, reconhecimento e afeto”. Referindo-se à Belo Horizonte, o homenageado disse: “Me sinto em casa, sendo o local onde eu vivo minhas agruras e vicissitudes”, fazendo menção ao texto lido por Castro Alves.
História do homenageado
Sacha Calmon é natural de Salvador, tendo dirigido, ainda jovem às Minas Gerais, onde construiu sua vida profissional e familiar. Nesses anos se dedicou ao conhecimento jurídico, produziu inúmeros artigos e livros, que o consagrou como um dos nomes a ser lembrados, quando se fala em Direito Tributário.
É um homem reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Cursou direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG -, doutorando-se, posteriormente, em Direito Público na UFMG, onde lecionou por 30 anos, dedicando-se a formar bacharéis em direito, mestres e doutores. Dentre as várias funções exercidas em entidades, fez parte da Associação Brasileira de Direito Tributário - ABRADT -, da qual é membro e cuja sede encontra-se em Belo Horizonte.
Como doutrinador, Sacha Calmon escreveu mais de vinte livros, destinados aos estudiosos do Direito Tributário. Atua como advogado no escritório Sacha Calmon Misabel Dervi Consultores e Advogados SC, conhecido nacionalmente pela capacidade técnica de seus advogados.
Estiveram presentes e compuseram a mesa de reunião as seguintes autoridades; O Presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva; o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Janir Adir Moreira; o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG -, Joaquim Carlos Salgado; o Vice Presidente da mesa diretora da CMBH, o Vereador Silvinho Rezende (PT) e a esposa do homenageado, Maria da Glória Junqueira Coelho.
Mensagens de saudações encaminhadas ao homenageado por autoridades, com justificativa de ausência na cerimônia foram lidas. Encaminharam estas mensagens o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Desembargador Sérgio Antônio de Resende; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG -, o Desembargador José Tarcísio de Almeida Melo; o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o vice-Prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho.
Informações no gabinete do vereador Pablo César ‘Pablito’ (3555-1190/1191) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).