Padre Alexandre é cidadão de BH
O plenário Amynthas de Barros ficou lotado por autoridades, familiares, amigos e fiéis que prestigiaram a solenidade que concedeu o título de cidadão honorário a padre Alexandre Fernandes de Oliveira, da Igreja Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere. A iniciativa foi do vereador Sérgio Fernando (PHS).

O plenário Amynthas de Barros ficou lotado por autoridades, familiares, amigos e fiéis que prestigiaram a solenidade que concedeu o título de cidadão honorário a padre Alexandre Fernandes de Oliveira, da Igreja Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere. A iniciativa foi do vereador Sérgio Fernando (PHS). Em seu discurso, o parlamentar destacou que padre Alexandre é “o homem de espírito visionário e inovador que vem revolucionando o conceito de “ser Igreja” na Arquidiocese de Belo Horizonte”.
O vereador Sérgio Fernando lembrou casos relatados pela comunidade: “Contam os paroquianos que, quando padre Alexandre chegou lá, a Paróquia não tinha quase nada e hoje é referência em nossa Arquidiocese, principalmente no quesito comunicação – a Paróquia tem site, blog, rádio comunitária, dois programas na TV Horizonte, além de transmissão via web rádio e web TV. Ele tem visão de quem quer alçar vôos altos”.
Padre Alexandre lembrou sua trajetória em Abre Campo, a importância de amigos e familiares em sua vida e, especialmente, as mudanças pelas quais passou ao chegar à capital. “Vir para Belo Horizonte alargou minha visão, descortinou novos horizontes para mim”, afirmou o sacerdote.
O deputado federal Miguel Martini (PHS), amigo de padre Alexandre, ressaltou a importância do título e das obras realizadas pelo sacerdote. “Fazer o bem faz bem”, disse.
Já o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastásia, afirmou que “padre Alexandre é um sacerdote devotado, um coração de ouro, devotado às causas sociais. A homenagem da Câmara Municipal é bem-vinda. Estou alegre por compartilhar esse momento”.
Compuseram a Mesa na solenidade: deputado federal Miguel Martini (PHS), promotor Jarbas Soares Júnior (ex-procurador geral de Justiça), desembargador Hermes Viana, representando o Tribunal de Justiça de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho (presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais), vice-governador de Minas Antônio Augusto Anastásia, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira, secretário municipal de governo, Josué Valadão, representando o prefeito Marcio Lacerda, vereador Sérgio Fernando, autor do requerimento da homenagem, padre Alexandre, o homenageado, secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, Frei Luiz Antônio Pinheiro, vigário episcopal, representando o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo.
Sobre Padre Alexandre
Padre Alexandre tem seu trabalho reconhecido pelo incentivo à formação de novas pastorais, do conselho pastoral e de novos ministérios de música, além da iniciativa para realização de diversas obras. Entre elas, podemos destacar obras de melhoria na igreja Nossa Senhora Rainha, onde ele atua desde 1998, tais como a ampliação do ambulatório, a correção da acústica, a construção de novas salas e a ampliação de espaços para evangelização. O programa Vai na Fé, veiculado na TV Horizonte, foi idealizado por padre Alexandre, que fundou também a rádio Belvedere FM, que funciona na freqüência 87,9.
No currículo de padre Alexandre estão ainda os trabalhos de capelão do Hospital Biocor, de assessor pastoral do Colégio Magnum Agostiniano e de professor de História do Cristianismo na Puc-Minas. Ele foi vice-chanceler da Arquidiocese de Belo Horizonte por três anos, de 2005 a 2007.
Informações no gabinete do vereador Sérgio Fernando (3555-1330) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).