POLÍTICAS PÚBLICAS

Seminário discute Governança Metropolitana

Seminário discute Governança Metropolitana “Não tem como ser eficiente na gestão de políticas públicas de forma isolada. Hoje é preciso pensar as administrações municipais sob a ótica do cidadão metropolitano e a questão da mobilidade urbana, envolvendo o transporte e o trânsito. É um tema importante, ainda mais quando pensamos no modelo brasileiro, que prioriza o transporte individual.
domingo, 30 Agosto, 2009 - 21:00
Seminário discute Governança Metropolitana “Não tem como ser eficiente na gestão de políticas públicas de forma isolada. Hoje é preciso pensar as administrações municipais sob a ótica do cidadão metropolitano e a questão da mobilidade urbana, envolvendo o transporte e o trânsito. É um tema importante, ainda mais quando pensamos no modelo brasileiro, que prioriza o transporte individual. É um desafio e as soluções precisam ser integradas”, disse a vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da  Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) durante a abertura do Seminário  Internacional sobre Experiências Internacionais e Nacionais sobre Governança Metropolitana e Mobilidade Urbana, realizado na sede da PBH, às 8h30, da segunda-feira, 31 de agosto.

A parlamentar lembrou, também, que o tema “governança metropolitana”, com ações integradas entre os municípios, há muito desperta o interesse da CMBH. “A ideia do Fórum Metropolitano é uma proposta do Legislativo Municipal, de discussão permanente dos problemas metropolitanos, uma tentativa de envolver todos os legislativos da região metropolitana nessa discussão”, afirmou.

Eventos como o Seminário Internacional sobre Governança Metropolitana, segundo a presidente, reforçam essa proposta e ajudam na conquista de uma cultura metropolitana. O Seminário é  resultado de uma parceria entre Brasil e Canadá. É promovido pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, Ministério das Cidades, Governo de Minas Gerais, PUC Minas, PBH, Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (ESCLEG).

O gerente da ESCLEG da CMBH, Marcos Mudado, comentou que o Seminário  é uma introdução ao curso sobre governança metropolitana, destinado aos vereadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Queremos chamar a atenção do parlamento para mostrar que este é o momento de se pensar cada cidade como toda uma região. Não podemos pensar as cidades isoladamente, porque elas são interdependentes”.

O diretor de Transportes Urbanos, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ricardo Medanha, ministrou a palestra de abertura do Seminário com o tema “Contextualização da Mobilidade na Perspectiva da Governança Metropolitana - Tendências e Dinâmicas no Brasil e na RMBH”.

Participaram, ainda, da Mesa de Abertura, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o vice-prefeito, Roberto Carvalho, o diretor da Agência de Desenvolvimento  Metropolitano da Região Metropolitana de BH, José  Osvaldo Lasmar, e o representante   do Agência Canadense e da University of Bristsh  Columbia, Peter Boothroyd.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).