PODER FEMININO
Luzia Ferreira aponta conquistas em seu primeiro ano à frente da Câmara
![Luzia Ferreira aponta conquistas em seu primeiro ano à frente da Câmara Luzia Ferreira aponta conquistas em seu primeiro ano à frente da Câmara](http://www.cmbh.mg.gov.br/images/stories/coocin/26.01.10_luziaferreira.jpg)
segunda-feira, 25 Janeiro, 2010 - 22:00
![](https://cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/default_images/img_null_2_0.jpg?itok=8Dub852t×tamp=1478193993)
![Luzia Ferreira aponta conquistas em seu primeiro ano à frente da Câmara Luzia Ferreira aponta conquistas em seu primeiro ano à frente da Câmara](http://www.cmbh.mg.gov.br/images/stories/coocin/26.01.10_luziaferreira.jpg)
Trajetória
A política sempre fez parte da vida de Luzia Ferreira. A parlamentar foi militante do movimento estudantil nos anos 70 e 80 e destacou-se na organização do movimento em prol das mulheres. Esteve, por mais de 11 anos, em diferentes setores da administração municipal de Belo Horizonte.
Em 2004, candidatou-se pela primeira vez a um cargo no Legislativo Municipal. No seu primeiro mandato como vereadora, exerceu as funções de membro das comissões de Meio Ambiente e Política Urbana e de Orçamento e Finanças Públicas.
Por sua iniciativa foram realizadas 41 audiências públicas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, reforçando sua convicção de estimular a participação popular nas decisões públicas. No mesmo mandato, a parlamentar apresentou 90 projetos, dos quais 45 se tornaram leis.
Presidência
Luzia Ferreira foi eleita presidente da CMBH no dia 1º de janeiro de 2009. Entre as propostas de autoria exclusiva e de co-autoria com outros pares, a parlamentar apresentou à Casa, no ano passado, 74 projetos, dos quais alguns já se transformaram em leis.
Na avaliação da vereadora, a criação da Comissão de Participação Popular e do Portal da Transparência vieram reforçar a importância que o cidadão tem dentro da Câmara Municipal. “O portal é a melhor forma de demonstrar o compromisso da Câmara com a transparência e o rigor na aplicação dos recursos públicos”, afirma a parlamentar.
Outra conquista foi a formação da Frente Parlamentar dos Vereadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a realização do I Encontro dos Vereadores Metropolitanos.
Projetos
Em 2009, Luzia Ferreira apresentou projetos como o 235/2009, que tramita em 1º turno na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas e institui a medida compensatória no licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto.
Outro projeto da vereadora, o de nº 264/2009, autoriza o Executivo a recolher amostras de alimentos em supermercados e sacolões para análise e verificação da presença de resíduos tóxicos. A proposta, que tramita em 1º turno, está pronta para apreciação em Plenário.
Na mesma situação se encontra o PL 286/2009, que institui o Programa de Prevenção ao Alcoolismo e Desestímulo ao Consumo de Álcool entre os Adolescentes e Jovens no Município.
O PL 661/2009, apresentado em co-autoria com o vereador Pablo César ‘Pablito’ (PTC), dispõe sobre a proibição do uso de capacete ou de qualquer outro meio de ocultação do rosto pelo condutor e pelo passageiro de motocicletas, quando do ingresso e da permanência em determinados estabelecimentos. O texto já foi submetido, em 1º turno, à Comissão de Legislação e Justiça e recebeu parecer favorável.
Leis
Em relação ao meio ambiente, Luzia apresentou projeto de lei recentemente sancionado pelo prefeito Marcio Lacerda. A matéria obriga estabelecimentos públicos ou privados, como lanchonetes, pastelarias, restaurantes e feiras, a comprovar a destinação correta de resíduo de óleo, nos postos de recolhimento público ou empresas licenciadas.
“Esta lei é de extrema relevância para a nossa cidade, lembrando que o óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro lançado na rede de esgoto e de drenagem pluvial é capaz de contaminar um milhão de litros de água”, diz a vereadora.
Outra conquista foi a publicação da lei que valoriza a profissão de jornalista na capital mineira. O Diário Oficial do Município (DOM) divulgou, no dia 20 de janeiro, a sanção da Lei 9.825, que torna obrigatório o diploma de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, para os cargos de jornalista ou de assessor de imprensa nos poderes Legislativo e Executivo em Belo Horizonte. A lei é originária do PL 667/09, de autoria da presidente da Câmara e do vereador e jornalista Adriano Ventura (PT).
Para 2010, a parlamentar reforçou a necessidade de que seja aprovada, ainda no primeiro semestre, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Posturas – duas proposições, de autoria do Executivo, de fundamental importância para a cidade. A vereadora considera que os temas já foram bastante discutidos em audiências públicas e que a Casa está pronta para votá-los.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (35555-1105/1445).