Câmara de BH repudia exploração de menores na internet e aplaude denunciante
Moções aos influenciadores envolvidos manifestam repúdio à conduta do denunciado e apoio ao que investigou e divulgou o caso

Foto: Arquivo/EBC
A exposição de crianças e adolescentes em situações adultas e o incentivo à sexualização precoce nos canais digitais do dançarino Hytalo Santos, denunciado em um vídeo gravado pelo também influenciador Felca, ocuparam as páginas dos jornais, motivaram debates e despertaram reações do Congresso Nacional e da população brasileira contra esse tipo de exploração. Para expressar o posicionamento da instituição, o presidente da Câmara de BH, Priofessor Juliano Lopes (Pode), encaminhará duas moções nesta quinta-feira (21/8), declarando o primeiro como 'persona non grata' na cidade e parabenizando o segundo pela coragem e pelo serviço prestado à sociedade. As proposições, apresentadas por Neném da Farmácia (Mobiliza) e Flávia Borja (DC), respectivamente, não receberam nenhum pedido de impugnação, dispensando a votação do Plenário.
“Persona non grata”
Na Moção 144/2025, enviada ao dançarino e influenciador paraibano Hytalo Santos, expressa o protesto da Casaa e da cidade em relação a suas condutas e o declara ‘persona non grata’ em razão das graves denúncias envolvendo a exploração, erotização e monetização indevida da imagem de crianças e adolescentes. A manifestação, segundo o autor, fundamenta-se na necessidade de proteger um dos grupos mais vulneráveis da sociedade, amparada pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que atribuem à família, à sociedade e ao Estado o dever de assegurar, com prioridade absoluta, a proteção contra toda forma de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.
“É imprescindível que esta Casa manifeste seu repúdio às ações deste senhor, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, a dignidade da criança e do adolescente, e a responsabilidade social que cabe a todos os agentes públicos. O município de Belo Horizonte deve ser um espaço de proteção e garantia de desenvolvimento saudável para seus cidadãos mais jovens, combatendo qualquer forma de exploração, especialmente quando veiculada de maneira tão nefasta e pública como nos casos denunciados”, afirma Neném da Farmácia.
O autor defende a moção de ‘persona non grata’ como instrumento legítimo e necessário para expressar o sentimento de repúdio diante de condutas que atentam contra a moral, a ética e a legislação vigente, reforçando a necessidade de ações enérgicas e integradas das autoridades competentes, Ministério Público, Conselho Tutelar e entidades da sociedade civil, “incluindo vozes relevantes como a do youtuber Felca”, que denunciou a exploração econômica e exposição inadequada de menores nos canais de Hytalo Santos.
“Coragem e responsabilidade social”
Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, “um dos Youtubers mais influentes do país”, segundo o texto, é o destinatário da Moção 142/2025, assinada por Flávia Borja. A proposição parabeniza o influenciador paranaense pela “coragem, dignidade e reponsabilidade social” que demonstrou ao divulgar um esquema de sexualização, exploração e adultização precoce de crianças e adolescentes nas redes sociais, destacando o caso de uma adolescente de 17 anos exposta (desde os 12) a conteúdos e práticas inadequadas para sua idade e indicando Hytalo Santos como uma das figuras centrais nesse processo.
A moção destaca que o vídeo-denúncia com cerca de 50 minutos, publicado no dia 6 de agosto, revela “de maneira simples, confiável e responsável o lado obscuro do mundo digital”, que abriga uma indústria de produção de conteúdo que se aproveita da vulnerabilidade de crianças e adolescentes para ganhar ‘likes’ e aumentar os lucros obtidos com a monetização dos canais.
“Felca teve a coragem de dizer o que muitos não têm, mesmo diante dos riscos e pressões, vez que a denúncia, além de alertar pais e responsáveis, impulsionou o debate sobre a proteção de menores no ambiente digital. Diante disso, esta Casa Legislativa expressa sua mais sincera admiração e presta Moção de Aplauso a Felipe Bressanim Pereira por sua atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, servindo de exemplo para todos que buscam um futuro mais seguro e digno para as novas gerações”, elogia.
Sem contestações
No Regimento Interno da Câmara de BH, a Moção é definida como a proposição por meio da qual se manifesta apoio, pesar ou protesto em relação a acontecimento ou ato de relevância pública ou social. Distribuídas em avulsos a todos os parlamentares, se não forem impugnadas nos cinco dias úteis seguintes, são consideradas aprovadas e encaminhadas aos destinatários. O prazo para impugnação das Moções 142 e 144, protocoladas no dia 12 de agosto, encerrou-se nesta quarta-feira (20/8) sem contestações, dispensando a necessidade de apreciação do Plenário.
Prisão e novos seguidores
Conforme noticiado na imprensa de todo o país, a repercussão do caso precipitou a execução do mandado de prisão preventiva de Hytalo Santos e seu companheiro Israel Vicente por suspeita de exploração sexual e econômica de menores e trabalho infantil irregular. A despeito das argumentações da defesa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a liminar do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde o casal reside, e indeferiu o pedido de habeas corpus.
Por outro lado, o número de seguidores de Felca triplicou desde a publicação do vídeo, alcançando 18 milhões em sua página no Instagram e quase 6,3 milhões em seu canal no YouTube até esta terça (19). Numa das poucas entrevistas concedidas no período, o influenciador conta que investigou o assunto por mais de um ano antes de se manifestar; e que, mesmo sofrendo ameaças, não pretende parar.
Superintendência de Comunicação Institucional