GALERIA GUIMARÃES ROSA
Câmara inaugura exposição “Aura Divina”

segunda-feira, 22 Fevereiro, 2010 - 21:00


Jornalista de formação, Dalseco já expôs anteriormente na Casa, em outubro de 2008. “Aura Divina” é a sua terceira exposição, em seus oito anos dedicados à arte, que é a sua verdadeira paixão, apesar de ser sua segunda profissão: Dalseco é agente administrativa.
As obras, que seguem o estilo abstrato-figurativo, abordam temas ousados, como o tempo, a transmutação, a própria aura divina, enfim, como a própria autora diz, em um dos textos que acompanham as telas, “tenho que dizer o indizível”. E o motivo do nome da exposição tem tudo a ver com o sentido dela. “Aura Divina é energia, é evolução, luz de sabedoria. Os quadros são pintados para melhorar a mim mesma”, explica.
Dalseco espera que seu trabalho toque as pessoas, da mesma forma como tocam a artista. “Eu me considero meu público alvo”, diz. “Meus quadros refletem a minha natureza espiritualizada; observo bastante todas as sutilezas da natureza e espero que os visitantes possam absorver o mesmo sentimento que elas [as obras] me causaram”, complementa.
A artista plástica ressalta que todas as suas obras têm um tema musical, mas que, infelizmente, por motivos técnicos, não foi possível utilizar essa mídia na exposição. Mas, ao lado de vários quadros, há textos redigidos pela própria artista, por seu pseudônimo “O Poeta” e por sua amiga e parceira artística Dulce Calixto de Melo. Em relação ao “O Poeta”, Sônia Dalseco afirma que é uma outra energia que a envolve e que tem um estilo único e escreve de forma mais ousada.
Há 10 anos dividida entre seu emprego de agente administrativa e sua atuação como artista plástica, Sônia Dalseco revela que foi por um convite de uma amiga que começou a pintar. “Passei alguns dias com ela aprendendo um pouco sobre técnicas de pintura, mas desde o primeiro dia percebi que tinha um dom, uma vontade imensa de pintar”, exalta a artista. A primeira vez não foi fácil. “Quando vi aquela tela enorme, não sabia como começar”, disse. Mas, segundo ela, os quadros são a sua paixão, por conseguir mostrar mais com eles do que com as palavras.
A exposição foi aberta ao público no dia 22 de fevereiro e pode ser apreciada até 11 de março, de 8h às 19h. A artista faz questão de agradecer à CMBH a oportunidade pelo uso do espaço.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).