SAÚDE E BEM-ESTAR

PBH dá dicas para o aproveitamento de alimentos

PBH dá dicas para o aproveitamento de alimentosDando continuidade às atividades da Semana do Meio Ambiente, iniciada em 7 de junho de 2010, a Secretaria Municipal de Abastecimento realizou oficina na CMBH, no dia 10 de junho, que teve como foco principal orientar os servidores para a prática de hábitos alimentares saudáveis.

quarta-feira, 9 Junho, 2010 - 21:00

PBH dá dicas para o aproveitamento de alimentosDando continuidade às atividades da Semana do Meio Ambiente, iniciada em 7 de junho de 2010, a Secretaria Municipal de Abastecimento realizou oficina na CMBH, no dia 10 de junho, que teve como foco principal orientar os servidores para a prática de hábitos alimentares saudáveis.

Para Ana Maria Perdigão, supervisora de Alimentação da Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento, o aproveitamento integral dos alimentos, conservando o seu valor nutricional, não gera lixo, contribuindo para o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “No caso da abóbora moranga, por exemplo, pode-se aproveitar a casca e a semente”, orientou.

A palestrante informou que o objetivo da oficina foi resgatar hábitos mais saudáveis, perdidos ao longo do tempo. Ela ressaltou que as pessoas têm investido muito no alimento industrializado, o que aumenta a importância de serem mostradas noções básicas de nutrição e higiene.

Ações da PBH

“Há dezesseis anos, A Secretaria Municipal de Abastecimento procura assegurar à população de Belo Horizonte o direito a um alimento de qualidade a baixo custo. Para tanto, temos frentes de trabalho junto à comunidade, nas escolas da rede pública e particular, em associações de bairro, creches, igrejas e hospitais” relatou Ana Maria Perdigão.

Destacando ações da Secretaria nessa área, Ana Maria informou que a Prefeitura está promovendo dois cursos de capacitação para cantineiras terceirizadas, manipuladoras de alimentos, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social.

Além disso, Perdigão salientou a qualidade da merenda oferecida aos alunos da rede municipal, que é controlada por nutricionistas, atendendo à necessidade nutricional de cada criança e contemplando fontes energéticas (carboidrato), construtoras (proteína) e reguladoras (sais minerais).

Ana Maria também ressaltou a qualidade da refeição servida nos restaurantes populares em Belo Horizonte, que recebem de quatro a cinco mil pessoas por dia, oferecendo, além do almoço, café e sopa.

Hábitos saúdáveis

Na oficina, Emanuela Juliana Fraga de Lima, estagiária do 7º período de Nutrição do UNI-BH, falou sobre hábitos alimentares. Ela distinguiu alguns mitos – como a possibilidade de engordar alimentando-se à noite e os benefícios de beber-se dois litros de água por dia – de algumas verdades, como a possibilidade de engordar ao alimentar-se em frente à TV e os benefícios do consumo do tomate, que pode diminuir as chances de se adquirir câncer de próstata.

Benefícios para a CMBH

Para Elizângela Eloi de Lima, da Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho, o curso será muito aplicável em sua área de atuação. “Repassaremos a experiência adquirida aqui, não só na questão alimentar, mas no que se refere à busca por novos conhecimentos sobre qualidade de vida no trabalho”, declarou.

Ao final da oficina, foi distribuída uma cartilha, com dicas e receitas para o aproveitamento integral dos alimentos. A Semana do Meio Ambiente será encerrada na sexta-feira, dia 11, com apresentação de grupo teatral e musical e treinamento sobre coleta seletiva, que será ministrado por Eymard Bento Júnior, coordenador do Programa de Responsabilidade Ambiental da CMBH.

Responsável pelas Infomações: Superintendência de Comunicação Insticional.