Sindicalista Carlos Malaquias recebe diploma na CMBH

A Câmara Municipal homenageou, em 15 de julho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Belo Horizonte, Carlos Roberto de Carvalho Malaquias. O Diploma de Cidadão Honorário foi concedido ao sindicalista por iniciativa do vereador João Bosco Rodrigues ‘João da Locadora’ (PT).
Natural de Curvelo, Malaquias veio para Belo Horizonte e começou a trabalhar em indústrias têxteis. Desde o início, se identificou com a categoria de operários, a qual passou a defender e “adotou como se fosse sua família”, contou João Locadora.
Segundo o vereador, antes de Malaquias assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, a entidade tinha representação em menos de dez cidades. Desde então, a base de atuação do Sindicato aumentou para 33 municípios.
O presidente licenciado da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, também elogiou Malaquias, e disse que, antes de contar com seu trabalho, a Força Sindical agregava menos de 30 sindicatos no Estado. Hoje, são 204 entidades filiadas e mais de 350 mil associados.
A contribuição de Malaquias aos camelôs de Belo Horizonte foi lembrada por Ely de Fátima dos Santos, diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Informais de Minas Gerais. “Graças a ele, os camelôs passaram a ter acesso ao atendimento de saúde e lazer no Sindicato dos Trabalhadores Têxteis”.
Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e de Confecções, Aguinaldo Diniz Teixeira, o sindicalista é “um legítimo defensor dos interesses dos trabalhadores”.
Malaquias recebeu uma homenagem especial dos familiares, um porta-retrato com a foto do neto, e agradeceu a oportunidade de dividir o momento especial. “O mais importante numa vida é poder compartilhar com as pessoas o que se fez, e de nada adiantam as conquistas se elas não são divididas e direcionadas aos outros”, comentou.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional