CMBH homenageia presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia



A presidente e o co-autor da indicação ressaltaram a capacidade profissional, a dedicação e as qualidades humanas do homenageado, além de sua constante atualização e aperfeiçoamento profissionais pela participação em cursos, seminários e publicações no Brasil e em todas as partes do mundo, em que sempre se destacou pelas contribuições relevantes à sua área de conhecimento. Gomes, também médico, relatou um pouco da trajetória do colega, também objeto de um vídeo exibido durante o evento.
Roberto Fonseca saudou os presentes e afirmou “ser difícil não amar uma cidade como Belo Horizonte, destacando especialmente as qualidades da gastronomia local”. Agradeceu ao povo da capital, aos vereadores da CMBH, em especial a Alexandre Gomes e Luzia Ferreira pela homenagem recebida.
Trajetória
Nascido em Maceió, Roberto vive desde a infância na capital mineira, onde se formou pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1974, especializando-se em Medicina Interna e Oncologia. Sua trajetória destaca-se pela incansável luta contra o câncer, através de seu trabalho clínico nos hospitais Alberto Cavalcanti, Felício Rocho e Luxemburgo, além do Hospital Governador Israel Pinheiro, do Instituto da Previdência dos Servidores Públicos de Minas Gerais (IPSEMG), onde também atua como Diretor de Saúde.
Além das angústias e desafios com que se defronta em seu dia a dia no contato com os pacientes, Roberto dedica-se ainda à docência universitária, a cargos de liderança e gerenciamento nos hospitais onde atua e à participação em órgãos colegiados e representativos da classe médica, tendo sido presidente do Conselho Regional de Medicina em Minas Gerais e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, além de superintendente nas Sociedades Americana e Europeia de Oncologia.
Presenças
Além da presidente da Casa e do colega Alexandre Gomes, autores da indicação, do homenageado e sua esposa, Dra. Roseane Soraia Ferreira, compuseram a Mesa a auditora-geral do Estado de Minas Gerais, Maria Celeste Morais Guimarães, representando o governador de Minas Antônio Anastasia; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais José Carlos Moreira Diniz; o secretário de Estado de Governo licenciado, Danilo de Castro; o deputado estadual Carlos Pimenta; o deputado estadual e vice-presidente da Assembléia Legislativa, Doutor Viana; o presidente do Sindicato da Indústria do Ferro de Minas Gerais e ex-ministro das Minas e Energia, Paulino Cícero; o procurador de justiça, Ricardo Emanuel de Souza Mazzoni; o prefeito de Dom Silvério, Renato Trindade Teixeira; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Manoel Maurício Gonçalves; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais , Antonio Carlos de Barros Martins; o presidente e o vice-presidente do IPSEMG, Antônio Caram Filho e Paulo Eliziario; a presidente do Conselho Superior da Fundação Felício Rocho, Maria Ângela de Faria Resende; o presidente do Hospital Felício Rocho, Jose Rezende Andrade e o presidente da UNIMED/BH, Helton Freitas.